Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2011 / Novembro / Black Friday Brasil é promovido com apoio de Relações Públicas

Black Friday Brasil é promovido com apoio de Relações Públicas

Profissionais de Relações Públicas, Marketing e Tecnologia promovem a maior ação de descontos do Brasil

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos

Gisele Sousa do Nascimento, Mariane Rainha e Beatriz Boreggi

Foto: arquivo pessoal

As expertises de comunicação, a gestão de marketing e a tecnologia da informação são as principais áreas responsáveis pelo Black Friday Brasil, ação que abre a temporada de compras de natal e atrai milhares de consumidores para o varejo.  O papel de relações públicas é fundamental para e definir estratégias e atingir os stakeholders que envolvem o empreendimento.

O Black Friday surgiu nos Estados Unidos em 2005 e acontece sempre na última sexta – feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) e dura apenas um dia. Todos os anos milhares de pessoas aguardam em filas enormes as lojas abrirem para aproveitar descontos que chegam a 90%.

A maratona do Black Friday impulsiona consumidores a adiantar as compras de Natal e faz com que varejistas iniciem expediente ainda de madrugada. A ação está entre os picos de vendas todos os anos nos Estados Unidos.

No Brasil, o Black Friday aconteceu pela primeira vez em 2010 por iniciativa do Busca Descontos, empresa especializada em cupons de descontos, considerada o terceiro maior gerador de vendas para o e-commerce nacional, perdendo para Google e Buscapé. Segundo, Pedro Eugênio, sócio – fundador do site “a idéia é tornar o Black Friday uma data comum no varejo nacional e beneficiar muitas pessoas com preços realmente acessíveis”.

Para reforçar o Black Friday no país, a empresa contratou profissionais de relações públicas para definir táticas de comunicação que possam atrair e cativar pessoas interessadas em aproveitar os descontos oferecidos. Entre as principais estratégias utilizadas estão mapeamento de público alvo, divulgação na assessoria de imprensa e consultoria de comunicação.

O Black Friday Brasil acontece no próximo dia 25 de novembro e a estimativa de vendas é de 15 milhões. Em 2010, o Busca Descontos teve picos de 10 mil acessos por segundo, durante o Black Friday.  Os consumidores podem contar com descontos de até 70% em diversos produtos.

Comunicar erros