Apple caminha para o incerto
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Mayara Bassoli, Jonathan Benetti, Soraia Gallo
foto: divulgação
Após a morte do grande mito da tecnologia, Steve Jobs, a agência de pesquisa americana ChangeWave Research constatou que 4% dos consumidores se mostram inseguros em relação à compra de novos produtos da Apple. A dúvida que surge é se o consumidor se identifica com a inovação da marca ou o perfil do seu criador.
Apesar do resultado da pesquisa, a marca apresenta recordes em vendas em seu ultimo lançamento, o iPhone 4S, anunciado um dia antes da morte de seu mentor. Jobs criou a empresa de acordo com seu perfil e cultura organizacional muito inovadora que, para ser alcançada, passou por transformações e se tornou bem aceita pelos consumidores de todo o mundo, reconhecida pela capacidade de alinhar tecnologia, praticidade e design.
De acordo com o professor de comunicação social, Paulo Ferreira, é nítido o retrato dos valores e elementos culturais da organização, pois, para registrar a perda de seu presidente, a Apple ostentou em seu website a frase: "A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser-humano incrível. Aqueles que tiveram a sorte de trabalhar com Steve perderam um querido amigo e mentor. Steve deixou para trás uma companhia que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple".