Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Mestrado e doutorado em Comunicação Social têm inscrições abertas na Universidade Metodista

Mestrado e doutorado em Comunicação Social têm inscrições abertas na Universidade Metodista

“Processos Comunicacionais” é a área de concentração das linhas de pesquisas oferecidas nos cursos

02/04/2018 13h15 - última modificação 27/04/2018 13h18


Estão abertas as inscrições para os interessados em cursarem mestrado e doutorado em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo. A Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, em seu Programa de Pós-Graduação abriu, nesta quarta-feira (02), 14 vagas para os cursos que terão “Processos Comunicacionais” como área de concentração.

Ao todo, são nove vagas para mestrado e cinco para doutorado que estão disponíveis para inscrição até dia 8 de junho. As linhas de pesquisa são “Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais”, “Comunicação Institucional e Mercadológica” e “Comunicação Comunitária, Territórios de Cidadania e Desenvolvimento Social”.

Em “Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais”, são estudados os processos que se desenvolvem no âmbito do ecossistema midiático em suas dimensões estruturais e dos fluxos de produção, circulação e recepção, relacionados aos sistemas de informação e acesso ao conhecimento. As pesquisas recortam a realidade comunicacional e sociocultural decorrente das práticas desenvolvidas no contexto das mídias, abrangendo suas estéticas, linguagens, narrativas e evolução tecnológica.

“Comunicação Institucional e Mercadológica” tem como abordagem os processos e estratégias de comunicação institucional, publicitária e mercadológica nas organizações privadas e públicas. As pesquisas contemplam a gestão das competências de comunicação, de mídias e redes online, marcas, consumo responsável, imagem e reputação das organizações, bem como os aspectos de linguagem e discursos construídos a partir das interfaces entre comunicação institucional e mercado na perspectiva da sustentabilidade e da governança corporativa.

Enquanto “Comunicação Comunitária, Territórios de Cidadania e Desenvolvimento Social” realiza estudos teóricos e dos processos comunicacionais constituídos a partir das práticas desenvolvidas no âmbito comunitário, alternativo e contra-hegemônico, além dos meios locais e regionais de comunicação. A comunicação é enfatizada em seus aspectos participativos, nas dinâmicas de educação informal, das culturas populares, das práticas religiosas, do direito à comunicação e à diversidade, das políticas públicas, do empoderamento social e do exercício da cidadania em territórios identitários voltados ao desenvolvimento comunitário e local.

As inscrições devem ser feitas na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron, do campus Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, exceto feriados. Confira a documentação no edital. Os candidatos residentes fora de São Paulo poderão se inscrever por correspondência registrada, via Sedex ou por procuração, cujo modelo encontra-se disponível no link.

O processo seletivo tanto para mestrado como para doutorado acontecem nos dias 11 e 18 de junho, sendo dia 11 para a prova escrita e exame de Proficiência em Língua Estrangeira e no dia 18 as entrevistas. Os resultados serão divulgados no Portal da Metodista no dia 20 de junho, com matrículas do dia 25 a 27 de junho.

 

Confira o edital completo

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
X