Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / 2017 / Póscom promove seminários sobre "Estética, Comunicação e Consumo"

Póscom promove seminários sobre "Estética, Comunicação e Consumo"

Professor Kleber Mazziero de Souza compartilhará resultados de sua pesquisa pós-doutoral

09/05/2017 12h40 - última modificação 25/05/2017 15h59

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo promove, nos dias 25 de abril, 15 de maio e 5 de junho, três seminários com a temática "Estética e Comunicação".

Nessas datas, o professor Kleber Mazziero de Souza apresentará sua pesquisa pós-doutoral, supervisionada por Daniel Galindo, intitulada “Estética, Comunicação e Consumo no Campo das Artes - Distinções e Correlações entre as Apropriações Estéticas e o Consumo de Artistas e Não-artistas”.

Para compartilhar os resultados de pesquisas pós-doutorais, o Póscom realiza seminários que possibilitam uma visão didática do desenvolvimento do estudo, revelando as articulações teórica-metodológicas e conceituais. Essa abordagem vai além da produção bibliográfica, de artigos científicos ou edição de livros, e apresenta os dados de uma maneira mais dinâmica.

Confira abaixo os temas de cada seminário:

Estética e Comunicação – o pensamento de Kant e a pesquisa de apropriação artística
Neste encontro foi elucidado o pensamento do filósofo Immanuel Kant sobre as questões relativas à estética, à estruturação do discurso artístico, à qualidade inerente à obra de arte e sua relação com os processos comunicacionais tanto de composição quanto de apropriação dos discursos artísticos, passando pelas formas de exposição de tais conteúdos culturais.

Estética, Comunicação e Consumo – o domínio da língua, a estruturação da linguagem e a composição de discursos musicais
Neste encontro serão expostas sobretudo as conclusões a que o pesquisador chegou em suas pesquisas de mestrado e doutorado, nas quais abordou a construção do discurso do jingle publicitário em seus primeiros 80 anos de história e do discurso musical televisivo das décadas de 1960 e 1970 em relação ao da primeira década do século XXI, tendo como enfoque principal a instância da produção de tais conteúdos midiáticos.

Estética e consumo no campo das artes – distinções e correlações entre as práticas de comunicação e consumo de artistas e não-artistas
Neste encontro serão expostas as conclusões da pesquisa de pós-doutorado encampada pelo pesquisador, na qual o enfoque migrou da instância da produção de conteúdos artísticos para o âmbito da apropriação estética e do consumo desses conteúdos. Tomando como base o pensamento estético kantiano, a pesquisa intentou relacionar os modos de apropriação e consumo de obras de arte com os parâmetros definidos pelo filósofo alemão.

Estética, Comunicação e Consumo – o domínio da língua, a estruturação da linguagem e a composição de discursos musicais
Data: 15 de maio
Horário: 14h30
Local: Sala 406 do Edifício Capa do campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo/SP)

Estética e consumo no campo das artes – distinções e correlações entre as práticas de comunicação e consumo de artistas e não-artistas
Data:
5 de junho
Horário:
9h30 
Local: 
Sala 316 do Edifício Capa do campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo/SP)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
X