Póscom promove seminários sobre "Estética, Comunicação e Consumo"
09/05/2017 12h40 - última modificação 25/05/2017 15h59
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo promove, nos dias 25 de abril, 15 de maio e 5 de junho, três seminários com a temática "Estética e Comunicação".
Nessas datas, o professor Kleber Mazziero de Souza apresentará sua pesquisa pós-doutoral, supervisionada por Daniel Galindo, intitulada “Estética, Comunicação e Consumo no Campo das Artes - Distinções e Correlações entre as Apropriações Estéticas e o Consumo de Artistas e Não-artistas”.
Para compartilhar os resultados de pesquisas pós-doutorais, o Póscom realiza seminários que possibilitam uma visão didática do desenvolvimento do estudo, revelando as articulações teórica-metodológicas e conceituais. Essa abordagem vai além da produção bibliográfica, de artigos científicos ou edição de livros, e apresenta os dados de uma maneira mais dinâmica.
Confira abaixo os temas de cada seminário:
Estética e Comunicação – o pensamento de Kant e a pesquisa de apropriação artística
Neste encontro foi elucidado o pensamento do filósofo Immanuel Kant sobre as questões relativas à estética, à estruturação do discurso artístico, à qualidade inerente à obra de arte e sua relação com os processos comunicacionais tanto de composição quanto de apropriação dos discursos artísticos, passando pelas formas de exposição de tais conteúdos culturais.
Estética, Comunicação e Consumo – o domínio da língua, a estruturação da linguagem e a composição de discursos musicais
Neste encontro serão expostas sobretudo as conclusões a que o pesquisador chegou em suas pesquisas de mestrado e doutorado, nas quais abordou a construção do discurso do jingle publicitário em seus primeiros 80 anos de história e do discurso musical televisivo das décadas de 1960 e 1970 em relação ao da primeira década do século XXI, tendo como enfoque principal a instância da produção de tais conteúdos midiáticos.
Estética e consumo no campo das artes – distinções e correlações entre as práticas de comunicação e consumo de artistas e não-artistas
Neste encontro serão expostas as conclusões da pesquisa de pós-doutorado encampada pelo pesquisador, na qual o enfoque migrou da instância da produção de conteúdos artísticos para o âmbito da apropriação estética e do consumo desses conteúdos. Tomando como base o pensamento estético kantiano, a pesquisa intentou relacionar os modos de apropriação e consumo de obras de arte com os parâmetros definidos pelo filósofo alemão.
Estética, Comunicação e Consumo – o domínio da língua, a estruturação da linguagem e a composição de discursos musicais
Data: 15 de maio
Horário: 14h30
Local: Sala 406 do Edifício Capa do campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo/SP)
Estética e consumo no campo das artes – distinções e correlações entre as práticas de comunicação e consumo de artistas e não-artistas
Data: 5 de junho
Horário: 9h30
Local: Sala 316 do Edifício Capa do campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo/SP)