Gestão do conhecimento: Um Estudo das Redes de Pesquisadores, Ensino e Pesquisa no âmbito dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração no Brasil
Esta pesquisa visa conhecer o estado da arte da pesquisa e ensino da Gestão do Conhecimento (GC) como linha temática, no âmbito dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Administração. O objetivo é identificar os programas de Mestrado e Doutorado em Administração que possuem a linha de pesquisa em GC, os conteúdos das disciplinas e as produções cientifica-acadêmicas resultantes destas linhas. Desta forma, será permitido verificar os principais direcionamentos das pesquisas da GC dos Programas, bem como as principais lacunas de pesquisa. Ao mapear os programas, rede de pesquisadores e publicações sobre a temática GC, espera-se que a teoria e pratica da GC seja fortalecida e, consequentemente contribua para a criação e direcionamento das pesquisas sobre a GC e sua aplicação no programa de Mestrado em Administração da Metodista. De acordo com relatório da Capes (2014), existem 183 programas de pós-graduação em Administração (Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico). Com base na análise de conteúdo dos websites dos programas e grupos de pesquisa CNPQ, pretendem-se identificar as instituições de ensino e pesquisa, os programas que possuem essa linha de pesquisa e as principais publicações (artigos, dissertações e teses) sobre GC. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa contribua para a maior inserção de disciplinas que tratem do tema gestão do conhecimento no ensino de graduação ou pós-graduação; difusão dos conceitos relacionados à gestão do conhecimento através do ensino a presencial e à distância; aprimoramento de instrumentos didáticos, em especial em ensino a distância; geração de propostas metodológicas capazes de intervir na realidade das organizações estudadas; dentre outras contribuições.