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Edital de seleção discente - 1º semestre de 2015

Teste Anpad

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UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (MESTRADO)

ANO ACADÊMICO DE 2015 – 1º SEMESTRE – Teste Anpad

I – Da Inscrição

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo – METODISTA faz saber que se encontram abertas as inscrições para o preenchimento de 30 (trinta) vagas no Curso de Mestrado em Administração, de Modalidade Acadêmica, na Área de Concentração de Gestão de Organizações, nas seguintes Linhas de Pesquisa:

• Linhas de Pesquisa:

a) Gestão Econômico-Financeira das Organizações

A linha “Gestão Econômico-Financeira das Organizações” concentra pesquisas na avaliação e monitoramento do desempenho das Organizações e da tomada de decisão dos indivíduos nessa Organização baseando-se, dentre outros, nos conceitos da teoria microeconômica, nos avanços das teorias de finanças corporativas e finanças comportamentais, assim como nas teorias associadas à disponibilidade e análise da informação e seus usos para o controle da gestão.

O estudo da linha concentra-se nos impactos das decisões econômicas e financeiras no desempenho das Organizações e do impacto da utilização crescente da tecnologia, incluindo aqueles resultantes das ações de governança corporativa.

O papel da tecnologia no processo de gestão e controle se potencializa na medida em que o acelerado avanço tecnológico permite que novos arranjos organizacionais tornem-se viáveis e novos mercados possam tornam-se acessíveis, com reflexos na potencialização das interações entre indivíduos, grupos e organizações, onde a capacidade de análise da informação torna-se um bem particularmente determinante da efetividade organizacional.

Sendo a avaliação de desempenho o foco primordial de atenção, a linha de pesquisa contribui para o desenvolvimento de conceitos de criação de valor nas Organizações, orientados pela mensuração de sua sustentabilidade econômico-financeira, e no atendimento das diversas demandas, além de apresentar as ações necessárias a sua recomposição, no caso de ocorrência de destruição de valor.

As pesquisas nessa linha são desenvolvidas com foco em teorias, métodos, técnicas e modelos de:

  • Análise dos determinantes do desempenho, produtividade e inovação nas Organizações;
  • Análise dos reflexos do uso da Tecnologia da Informação pelas Organizações;
  • Análise dos determinantes e conseqüências da condução de processos decisórios, no nível do indivíduo, do grupo ou da organização;
  • Análise da efetividade dos controles operacionais, tomada de decisão e monitoramento;
  • Impactos econômico-financeiros das práticas de governança corporativa.
  • Análise e modelagem de risco na operação e nos processos decisórios;
  • Avaliação de projetos de investimento de capital e risco econômico-financeiro;
  • Análise do custo e estrutura de financiamento, estrutura de capital, métodos de gestão e avaliação de carteiras de investimento;


Objetivos:

  • Capacitar os alunos para a pesquisa nas áreas de finanças, análise da informação, sistemas e controles, com foco na compreensão e reflexão que culminem com a busca de soluções factíveis para os problemas de desempenho das Organizações;
  • Proporcionar o espaço necessário às reflexões e discussões de novas formas de avaliação e controle de desempenho de Organizações e suas implicações no processo de planejamento e tomada de decisões estratégicas e gerenciais;
  • Estimular as pesquisas que integrem os conceitos de finanças, análise da informação, sistemas e controle aos pressupostos de gestão de pessoas e organizações, como forma integrada de busca por soluções aos problemas de gestão e desempenho organizacional;
  • Promover debates sobre questões relevantes para a sobrevivência, desempenho, controle, e decisão particularmente em pequenas e médias empresas, como governança, gestão do conhecimento e tecnologia, e formas de acesso ao capital, crédito e capacitação no uso da informação.



b) Gestão de Pessoas e Organizações

A linha “Gestão de Pessoas e Organizações” constitui um campo de estudo voltado ao aprofundamento do conhecimento teórico e à compreensão das práticas organizacionais referentes às relações de trabalho e à gestão das Organizações. Sua proposta consiste em produzir e sistematizar o campo de conhecimento de gestão de pessoas no contexto organizacional e da sociedade civil organizada.

As pesquisas e conhecimentos gerados enfatizarão as dimensões humanas, que cada vez mais precisam ser compreendidas no contexto do trabalho, bem como as dimensões organizacionais que englobam as práticas de gestão de conhecimento e pessoas.

A linha de pesquisa busca, através de metodologias específicas e à luz do contexto socioeconômico e cultural em que atuam as Organizações, pesquisar e compreender as seguintes questões temáticas:

  • As relações de trabalho, compreendendo o mapeamento do novo território de trabalho em sua tríplice cadeia: produção, distribuição e consumo;
  • A sistematização do conhecimento sobre os elementos que configuram a gestão de pessoas e organizações para atuação num ambiente em constantes mudanças;
  • O estudo das competências individuais, grupais e de seus processos de comunicação em diferentes sistemas institucionais; 
  • As transformações no contexto regional e metropolitano provocadas pela globalização, que conduzem as organizações a romper com padrões de gestão estabelecidos e a buscar novos modelos de processos de negócios por meio de arquiteturas que articulem operações, tecnologia e pessoas;
  • O aprendizado organizacional e a produção do conhecimento que se realizam por meio do alinhamento da organização e de suas lideranças na construção de novas capacidades organizacionais e do exercício da cidadania; 
  • O entendimento de novas arquiteturas voltadas para a constituição de redes organizacionais e/ou institucionais de esforços compartilhados, por meio da compreensão de sua complexidade gerencial, econômica e filosófica; 
  • A compreensão das novas formas de trabalho e produção de renda (formal e informal); o caráter das profissões emergentes e das novas competências e culturas; o emprego, desemprego, subemprego e as novas formas de inclusão social do trabalhador;
  • O imperativo da busca permanente da inovação para a competitividade com reflexo sobre os fatores organizacionais, psicológicos, educativos, sociais, culturais e de saúde, que afetam o desempenho dos trabalhadores enquanto equipes e indivíduos.

 

Ao considerar o potencial humano e as competências como pilares da gestão de pessoas e organizações, passa-se a desenvolver iniciativas no sentido de reconfigurar as condições de trabalho no contexto de novas arquiteturas, buscando fornecer contribuições para o campo teórico e para as práticas de gestão e suas implicações para o estudo do modo de produção, das organizações e das pessoas.

Objetivos:

  • Capacitar para a docência, pesquisa e extensão, com base no conhecimento teórico-prático, em busca de novos parâmetros e propostas para enfrentar os desafios da gestão de pessoas e Organizações e do trabalho em redes compartilhadas;
  • Desenvolver os conhecimentos referentes à organização dos sistemas produtivos na sociedade, às suas implicações para o indivíduo e os grupos sociais; às relações entre empregados, empregadores, atores sociais e cidadãos.
  • Pesquisar modelos e experiências de processos organizacionais, analisando a diversidade sócio-cultural, medindo o desempenho para a inovação nos processos de comunicação e o impacto da tecnologia sobre o comportamento organizacional, institucional e do trabalho, bem como sobre outros campos emergentes.


II – Da Seleção

Poderão inscrever-se diplomados nas Áreas das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Engenharias e áreas afins, sendo os casos extraordinários examinados pela Comissão de Seleção.

Os candidatos residentes fora de São Paulo poderão inscrever-se por correspondência registrada, via Sedex ou por procuração, cujo modelo encontra-se disponível no link:
http://portal.metodista.br/stricto/modelo-de-procuracao/modelo-de-procuracao/view, e o boleto referente à taxa de inscrição será enviado ao candidato após o recebimento de sua documentação, pelo e-mail disponibilizado na “Ficha de Inscrição”, com prazo para seu pagamento.

Nos casos de inscrição por correspondência registrada, somente serão considerados inscritos os candidatos cuja documentação e pagamento estejam regularizados no prazo de inscrição.
Local de envio dos documentos de inscrição: Secretaria Acadêmica - Rua do Sacramento, 230 – Edifício Beta – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP – CEP: 09640-000.


O processo consiste de duas fases, a saber:

Primeira Fase: Os candidatos deverão inscrever-se na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal) Campus Rudge Ramos, Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP, no período de 01/10 a 18/11/2014, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados, mediante entrega da seguinte documentação:

a) Comprovante de Pagamento de Taxa de Inscrição, no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais);
b) Curriculum Lattes atualizado, em que constem as atividades acadêmicas, profissionais e demais atividades desenvolvidas, além das informações pessoais.
c) Diploma de Graduação devidamente registrado – 1 – cópia autenticada;
d) Pré-projeto de pesquisa com 3 a 5 páginas, indicando a linha de Pesquisa de seu interesse, uma breve descrição do escopo do trabalho que pretende desenvolver com vistas à futura dissertação e justificativas que possam indicar a importância do tema a ser explorado;
e) Submeter-se ao teste da ANPAD, de âmbito nacional. Os resultados são validos por dois anos. Este teste é realizado três vezes ao ano, em edições que acontecem nos meses de fevereiro (1ª edição), junho (2ª edição) e setembro (3ª edição). As provas serão aplicadas simultaneamente em localidades distribuídas por todo o território nacional. Mais detalhes podem ser obtidos em http://www.anpad.org.br/;
f) Resultado (pontuação) do teste Anpad.

Os candidatos pré-selecionados para a fase de entrevistas serão informados por meio da página do Programa (www.metodista.br) em 28/11/2014.

Segunda Fase - Entrevistas Pessoais: Para esta fase serão estabelecidos critérios de classificação. A entrevista tem como objetivo obter informações adicionais sobre a formação do candidato e seu compromisso futuro com o programa de mestrado. Discorrerá sobre o pré- projeto, análise de Curriculum Lattes.

Os resultados finais serão no dia 04 de dezembro de 2014 na página do Programa (www.metodista.br).

Não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos não foram selecionados, nem caberá recurso em nenhuma etapa do processo de seleção.

Os candidatos não selecionados ou que tenham sido classificados no exame de seleção, mas não efetuaram a matrícula dentro do prazo estabelecido deverão retirar seus documentos, entregues no ato da inscrição, durante o mês de fevereiro de 2015. Concluído este prazo, a Secretaria Acadêmica não mais se responsabilizará pela guarda dos mesmos.


III – Da Matrícula dos Aprovados

As matrículas serão feitas na Central de Relacionamento, no anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal), Campus Rudge Ramos, Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo, de 08 a 10/12/2014 das 8h às 21h30, de segunda à sexta-feira.


Os candidatos deverão entregar no ato da matrícula os seguintes documentos:
a) 1 Foto 3x4;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) – 1 cópia
c) Cédula de Identidade (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros, o RNE – 1 cópia
d) Histórico Escolar da Graduação – 1 cópia autenticada. Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada;

A matrícula somente se efetivará com o pagamento da primeira parcela da semestralidade (janeiro 2015) no ato da matrícula.

Casos omissos ou de interpretação duvidosa relativos ao Processo Seletivo em questão, serão resolvidos pela Comissão de Seleção Discente indicada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo - METODISTA.

Quaisquer outras informações sobre o Programa poderão ser obtidas junto à Central de Relacionamento por meio do telefone: (xx11) 4366-5000, e-mail: ou pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração, através do telefone: (xx11) 4366-5824 ou pelo e-mail: .


São Bernardo do Campo, 01 de outubro de 2014.

Prof. Dr. Almir Martins Vieira
Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração

OBS: A critério da Comissão de Processo Seletivo, o número de vagas poderá ser ampliado ou remanejado entre as linhas de pesquisa do programa, de acordo com a disponibilidade de vagas dos docentes/orientadores do programa.




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