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Metodista vai estudar com USP e PUC novas metodologias de ensino de Administração

FAPESP aprova projeto de pesquisa integrado pelo Formar ADM da Pós-graduação em Administração

01/12/2017 16h08

Novos conhecimentos nas relações de aprendizagem do ensino superior de Administração, Gestão e Economia, que coloquem o aluno como centro da metodologia aplicada, começam a ser pesquisadas em fevereiro próximo pelo Núcleo Formar ADM da Universidade Metodista de São Paulo.

A Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) aprovou em 29 de novembro último projeto de pesquisa proposto conjuntamente por grupos de estudos da Pós-graduação em Administração da Metodista, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e da Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica (ADM-PUC). Os estudos quanti e qualitativos buscarão estilos de aprendizagem entre estudantes e potenciais para o desenvolvimento dos currículos de estudo.

“O projeto compreende a realização de levantamentos quantitativos a respeito dos modos pelos quais os estudantes de Administração, Gestão e Economia, a princípio, melhor percebem o aprendizado. Seguiremos com entrevistas, descrições de dados e análises. Tudo isso visa tanto oferecer novas formulações pedagógicas quanto aperfeiçoar os currículos de estudos. Trata-se de uma sintonia com o que está ocorrendo em muitos países, isto é, uma superação dos métodos externos aos alunos (taxionômicos) por metodologias que têm os estudantes como sujeitos capazes de criação, escolhas e autonomia acadêmica”, descreve professor Luiz Roberto Alves, do PPGA Metodista.

O projeto foi construído com participação do Núcleo Formar ADM do PPGA, criado em 2012 como parte do Diretório de Pesquisa do CNPq liderado pelo professor Luiz Roberto Alves e há dois anos trabalha no desenvolvimento de estudos e pesquisas com programas parceiros da USP e da PUC. Vários docentes e mestrandos da Metodista fazem parte do núcleo e outros poderão compor o projeto de pesquisa a partir do seu início.

Segundo o professor Luiz Roberto, além do desenvolvimento de novos conhecimentos nas relações de aprendizagem do ensino superior, o projeto possibilitará seu compartilhamento social por meio de artigos, publicações, congressos, simpósios e trabalhos em sala de aula e demais ambientes de aprendizagem.

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