Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Administração / Notícias / Artigo “Aspectos da resistência na atividade docente” é publicado em revista Qualis A1

Artigo “Aspectos da resistência na atividade docente” é publicado em revista Qualis A1

20/05/2015 16h20 - última modificação 20/05/2015 16h41

O artigo “Aspectos da resistência na atividade docente”, foi publicado na Revista Educação e Pesquisa, periódico A1, na área de Educação. Os autores da pesquisa são o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Metodista de São Paulo, Almir Martins Vieira, Octavio Ribeiro de Mendonça Neto e Maria Thereza Pompa Antunes, ambos pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie,

O trabalho utiliza os conceitos de Foucault, sobre dispositivos de vigilância e de controle, e as ideias de Hodson, sobre a relação entre poder e resistência no cotidiano de trabalho, para analisar os desvios de comportamento utilizados pelos professores como forma de resistência aos modelos de gestão das universidades brasileiras, pautados na calculabilidade do desempenho docente.

Dentre as formas de resistência analisadas, destaca-se o humor como forma de expressar a insatisfação e até mesmo ridicularizar o discurso gerencialista e as formas de controle dele decorrentes.

A Revista Educação e Pesquisa é editada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
SOBRE O PROGRAMA