Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Administração / Notícias / 2006 / Livros publicados pelo corpo docente permantente do mestrado em administração

Livros publicados pelo corpo docente permantente do mestrado em administração

25/05/2006 12h53 - última modificação 20/02/2009 12h26

ESTRATEGIA - DIRECIONANDO NEGOCIOS E ORGANIZAÇOES
Organizadores: ALMEIDA, MARTINHO ISNARD RIBEIRO DE COSTA, BENNY KRAMER
Editora: ATLAS

Este livro originou-se dos congressos internacionais da Sociedade Latino-Americana de Estratégia (Slade) realizados em 2002 e 2003, respectivamente em Montevidéu (Uruguai) e Lima (Peru). Destes eventos foram selecionados os melhores trabalhos de autores brasileiros apresentados e complementados por estudos de outros pesquisadores. Os doze capítulos forma elaborados por professores, pesquisadores e consultores de larga experiência nos assuntos abordados, que tiveram o cuidado de disponibilizar aos leitores um material acessível no tema estratégia. A obra, inicialmente, tem como foco os aspectos estratégicos relacionados a cenários, tendências e internacionalização. Em seguida discute questões inerentes ao planejamento e à formulação de estratégias, bem como à análise de estratégias em áreas funcionais e no mundo eletrônico. E finaliza o texto com alguns temas especiais no campo estratégico.


TURISMO CONTEMPORANEO
Autores: REJOWSKI, MIRIAN COSTA, BENNY KRAMER
Editora: ATLAS

O conteúdo desta obra está dividido em quatro partes que se interseccionam em vários momentos - Desenvolvimento e meio ambiente; Estratégia e marketing; Recursos humanos e educação e Temas especiais e aplicações.


ESTRATEGIA - PESPECTIVAS E APLICAÇOES
Autores: ALMEIDA, MARTINHO ISNARD RIBEIRO DE COSTA, BENNY KRAMER
Editora: ATLAS

Versando sobre "estratégia", a partir de uma seleção dos melhores trabalhos de brasileiros apresentados no Congresso da Sociedade Latino-Americana de Estratégia (Slade), este livro constitui-se numa obra fundamental para todos os que se interessam pelo assunto. Embora os temas tratados sejam profundos, a leitura torna-se fácil por terem sido elaborados em forma de artigo, trabalho desenvolvido por um seleto grupo de professores, pesquisadores, consultores e empreendedores com ampla experiência nos diversos assuntos abordados. Diferencia-se de outras publicações por enfocar inicialmente as questões estratégicas no contexto internacional, destacando suas perspectivas, passando em seguida para alguns modelos e técnicas empregados em estratégia e finalizando com algumas aplicações do tema.


SISTEMAS ERP NO BRASIL TEORIA E CASOS
Autores: SOUZA, CESAR ALEXANDRE DE SACCOL, AMAROLINDA ZANELA
Editora: ATLAS

Este livro é uma contribuição para a análise e o entendimento da adoção dos sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) nas empresas. Reúne resultados de estudos de casos e pesquisas acadêmicas realizadas no cenário brasileiro. Os artigos que compõem esta coletânea foram elaborados por acadêmicos e pesquisadores de algumas das mais renomadas instituições de ensino brasileiras, a maioria deles com sólida experiência prática na área de TI. A adoção de um sistema ERP determina mudanças amplas na organização, que exigem investimentos e esforços significativos. Além disso, os sistemas ERP também começam a ser utilizados em médias e pequenas empresas, o que aumenta a importância dos conhecimentos citados para os profissionais da área de TI e acadêmicos.


Corpo e Existência
Organizadores: Dagmar Silva Pinto de Castro, Josefina Daniel Piccino, Rui de Souza Josgrilberg e Tommy Akira Goto
Editora: Metodista

Retomar o corpo como expressão, fala e comunicação com o mundo foi o desafio do 3º Encontro de Fenomenologia realizado na Universidade Metodista de São Paulo, organizado pelo Fenpec e Sobraphe. Este volume reúne estudos em torno do tema corpo, em sua dimensão existencial nascida do método fenomenológico.


Fenomenologia e Análise do Existir
Organizadores: Dagmar Silva Pinto de Castro, Fátima Pighinelli Ázar, Josefina Daniel Piccino e Rui de Souza Josgrilberg
Editora: Metodista

Este livro é resultado da coleção de trabalhos, conferências e comunicações apresentadas durante o I Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Ciências (Fenpec), da Universidade Metodista de São Paulo, e pela Sociedade Brasileira de Psicologia Humanista e Existencial/Instituto de Ensino e Formação em Psicologia Existencial e Análise do Existir (Sobraphe). Na celebração dos 100 anos de fenomenologia, Fenomenologia e Análise do Existir serve para assinalar a fecundidade do método fenomenológico na pesquisa científica e os seus textos refletem uma diversidade sadia de um encontro de filósofos e profissionais e cientistas de outras áreas que encontram na fenomenologia um interesse comum.


ANALISE DE PROJETOS EM BANCOS DE DESENVOLVIMENTO IVAN RICARDO GARTNER
Editora: UFSC

Este livro é uma adequação de muitos estudos que foram orientados a demonstrar que a Análise de Projeto em Banco de Desenvolvimento permite maior eficiência nas decisões sobre a concessão de financiamentos.


ADMINISTRAÇAO DE RECURSOS HUMANOS DO OPERACIONAL AO ESTRATEGICO
Autor: MARRAS, JEAN PIERRE
Editora: FUTURA

Elaborado com o objetivo de atender tanto o meio acadêmico quanto o empresarial, este livro aborda lições práticas, fruto da ampla experiência do autor no meio empresarial, apresentando ao mesmo tempo conceitos e princípios que norteiam as principais linhas de pensamento teórico, dialogando e remetendo o leitor a um contato íntimo com os mais atualizados autores das áreas de administração, psicologia, sociologia e demais campos do conhecimento que permeiam o quadro cognitivo da área de RH. O livro destaca-se dos outros manuais publicados na área por apresentar um modelo diferenciado de gestão de RH, que o autor denomina de administração estratégica de RH, cuja principal finalidade é alavancar os resultados da empresa e focar suas preocupações com os empregados num patamar ainda não atingido pela administração tradicional de RH.


RELAÇOES TRABALHISTAS NO BRASIL ADMINISTRAÇAO E ESTRATEGIA
Autor: MARRAS, JEAN PIERRE
Editora: FUTURA

Fruto da experiência e das pesquisas realizadas pelo professor Jean Pierre Marras, este livro trata das questões sindicais brasileiras. Os valores que atualmente regem as relações entre empregadores e empregados são apresentados neste livro. O autor aborda os vários elementos fundamentais que compõem o cenário das relações trabalhistas - Relação entre capital e trabalho no Brasil; Descrição do sindicalismo hoje; Origem, evolução e perfil das empresas brasileiras; Relações trabalhistas como um subsistema de recursos humanos; Perfil e comportamento do trabalhador e Características da negociação trabalhista. 'Relações trabalhistas no Brasil' mostra o presente das relações entre capital e trabalho, sem contudo deixar de pensar no futuro, que nos reserva uma inevitável mudança do relacionamento entre empregadores e empregados como principal fator que levará ao desenvolvimento.


ADMINISTRAÇAO DA REMUNERAÇAO
Autor: MARRAS, JEAN PIERRE
Editora: THOMSON PIONEIRA

O livro traz uma abordagem objetiva do tema. Alia teoria e prática, e baseia-se em rigorosas pesquisas de campo e análises situacionais, tornando-se, dessa forma, um vvalioso instrumento para estudantes, professores e profissionais. É uma obra de consulta com respostas práticas para a implantação de projetos ou para a assimilação ou reciclagem dos conceitos gerais. O texto aborda desde os fundamentos de estatística aplicada a salários até as modernas técnicas de remuneração variável e avaliação de desempenho. Modelos e exercícios complementam o livro, facilitando o processo de aprendizagem.


GESTAO DE PESSOAS EM EMPRESAS INOVADORAS
Autor: MARRAS, JEAN PIERRE
Editora: FUTURA

Atualmente, com a mudança de paradigma na ordem social, a gestão de pessoas tem de escolher entre os valores mecanicistas do passado e um novo modelo estratégico. Este livro explica o que isso significa para o profissional, para a empresa e para você. A obra aborda os seguintes tópicos - os mitos que até hoje povoam o âmbito dos Recursos Humanos; ·os impactos da globalização na relação entre capital e trabalho; ·a metamorfose ocorrida nas organizações brasileiras nas últimas décadas; ·o significado da nova cultura corporativa. Ao abordar esses tópicos, o professor Jean Pierre Marras responde a perguntas que há anos martelam o cérebro de empresários e trabalhadores. Por que o nível de emprego cai no mundo todo? A flexibilização e o investimento no capital intelectual são formas de manipulação psicológica? A gestão participativa é uma falácia? O modelo de cultura paternalista dentro das empresas brasileiras é compatível com uma gestão democrática? Qual é, afinal, a real responsabilidade da área de RH? Baseado em fontes atualizadas do pensamento brasileiro e internacional, além de ampla base histórica e abrangente pesquisa de campo, este livro, mais do que responder perguntas, aponta as saídas para esses dilemas.


AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇAO
Autor: IMONIANA, JOSHUA ONOME
Editora: ATLAS

Atualizado e com exemplos da aplicabilidade e utilidade das ferramentas para exercício em auditoria em informática, esse livro atende a necessidades acadêmicas e empresariais para melhor gestão dos negócios informatizados. O livro traz os seguintes assuntos - Ferramentas e técnicas de auditoria de tecnologia de informações; auditoria de controles organizacionais e operacionais; aquisição, desenvolvimento, manutenção e documentação de sistemas; auditoria de controles de hardware; auditoria de controles de acesso; auditoria de operação do computador; auditoria de controles de suporte técnico; procedimentos de auditoria de sistemas aplicativos; avaliação de software de auditoria de sistemas; auditoria de plano de contingência e de recuperação de desastres; auditoria de redes de computadores; emissão de relatórios de auditoria de sistemas de informações.


ESTELIONATO ELETRONICO SEGURANÇA NA INTERNET
Autor: PLANTULLO, VICENTE LENTINI
Editora: JURUA EDITORA

Este livro oferece uma visão abrangente do processo de formação histórica do capitalismo desde 1900 até o início do século XXI, evidenciando os principais crimes que estão sendo cometidos por meio da internet, sobretudo no que diz respeito ao estelionato eletrônico. O autor busca evidenciar por meio de uma análise teórico-prática quais seriam as reais possibilidades de evitar este tipo de crime, além de propor uma tentativa de minimizar seus impactos na sociedade digital-neural e pós-neural em que vivemos. O autor propõe um estudo sobre as origens do crime patrimonial do estelionato, ressaltando as diversas possibilidades de sua ocorrência, com intuito de transmitir estes conhecimentos às polícias civis, militares e metropolitanas, além de juízes, promotores, desembargadores e membros do Ministério Público.


TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Autor: PLANTULLO, VICENTE LENTINI
Editora: Metodista

Este livro é originário de nossa tese de doutorado, adaptado que foi para a primeira década do século XXI. Trata das origens do pensamento administrativo, enaltecendo o problema da cadeia do valor, as contribuições de Alfred P. Sloan Junior para a consolidação do Sistema Global de Acumulação Capitalista (SGAC), passando pelos homens da qualidade e produtividade, custeio baseado na atividade, gerenciamento baseado na atividade, teoria das restrições, teoria do caos, teoria das redes neurais, uma revisão dos modelos de treinamento e desenvolvimento das pessoas, culminando com resultados de pesquisas práticas realizadas em empresas industriais nacionais e transnacionais/multinacionais de grande quilate situadas em diversos Estados brasileiros. Possui, ainda, um resumo estruturado de cada um dos capítulos com questões concernentes à avaliação dos alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em administração de empresas.


TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇAO DE TAYLOR AS REDES NEURAIS
Autor: PLANTULLO, VICENTE LENTINI

O livro enfoca os principais fatos ocorridos desde os primórdios da administração, no começo do século XX, até o início do século XXI. Aborda a evolução dos princípios administrativos de Taylor, Ford, Weber, Sloan Jr. e a teoria geral dos sistemas, bem como as escolas de qualidade de Fisher, Schewart, Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum, Ishikawa, Taguchi, Garvin e Tom Peters. A introdução do sistema oriental de produção just-in-time no Ocidente e a resposta ocidental ao avanço desse sistema através da teoria das restrições de Goldratt, também estão no livro. O autor analisa a importância da tecnologia da informação inteligente para a consolidação do sistema global de acumulação capitalista digital, neural e pós-neural. Vicente ressalta o desenvolvimento das organizações nesse universo globalizado, enfatizando a necessidade de as empresas treinarem seus colaboradores em diversas vertentes para enfrentar a competitividade no mercado internacional.


ECONOMIA EM COMPRAS
Autor: PLANTULLO, VICENTE LENTINI
Editora: FGV

'Economia em Compras' oferece uma ampla e moderna visão do processo de compras de empresas nacionais, multinacionais e transnacionais inseridas no sistema global de acumulação capitalista, abordando um grande leque de assuntos sistêmicos de extrema importância para a administração global de empresas industriais, comerciais, prestadoras de serviços e de informação. Procura aprofundar tópicos como conceitos pertinentes às filosofias de trabalho just-in-case (JIC) e just-in-time (JIT), seus elementos diferenciados e sua operacionalização prática.

Apresenta cálculos matemáticos de prova a respeito da importância da economia em compras, sobretudo hoje, quando as empresas competem numa economia totalmente globalizada pelo fato de se inserirem em uma sociedade digital-neural que visa à minimização de desperdícios. O livro salienta ainda a necessidade da realização de um jogo do tipo ganha-ganha, ou win-win, entre empresas e clientes/fornecedores externos e internos, com o objetivo de maximizar a riqueza dos acionistas proprietários (shareholders) e da comunidade em geral (stakeholders).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
SOBRE O PROGRAMA
DOCENTES