Texto Acadêmico: Pesquisa e Publicação
Objetivos
O objetivo do curso é introduzir os estudantes à compreensão do sentido do conhecimento científico, analisado sob a luz da ética e articulados à normalização científica. Vislumbrar o desenvolvimento dos conceitos de publicação científica e acadêmica, as técnicas de escrita, ABNT, orientando o exercício da leitura, interpretação e elaboração de textos. Espera-se articular as diversas disciplinas do PPGA e, especialmente, com Pesquisa e Didática a fim de estimular a produção de artigos entre as disciplinas.
Ementa
Visão geral dos métodos e dos processos em pesquisa. Apresentar as formas e os critérios de avaliação de produções acadêmicas. Conduta ética na produção de textos científicos. Visão geral dos processos e técnicas de redação na produção de textos acadêmicos científicos. Análise dos tipos de escrita e conhecimento do texto acadêmico. Planejamento de redação e particularidades da norma padronizada de escrita. Apreensão das normas estabelecidas pelos padrões técnico-científicos adotados pela comunidade acadêmica. Plagiarismo e direitos autorais.
PROGRAMA
Conteúdo Programático:
1. Avaliação da estrutura de pesquisas e produções acadêmicas já realizadas pelos discentes;
2. Verificação das estratégias para coerência em textos de vários estilos;
3. Prática das orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
4. Leitura, resumos e apreensão de conteúdo em textos relacionados com as áreas do programa;
5. Desenvolvimento da pesquisa/produção acadêmica e orientação sobre alternativas de publicação;
6. Apresentação dos critérios utilizados pelos avaliadores em comissões ou em trabalhos no julgamento de produções acadêmicas;
7. Ética e Direitos Autorais na pesquisa e publicação;
8. Elaboração de trabalhos conjuntos com a disciplina de Pesquisa e Didática;
9. Desenvolvimento de newsletter para identificação de possíveis oportunidades de publicação, nacional e internacional;
10. Apresentação da classificação Qualis Capes atualizado.
Metodologia e Estratégia
- Aulas expositivas
- Seminários
- Workshop de Produção Acadêmica
- Atividade conjunta com a disciplina Pesquisa e Didática
- Orientações de artigos finais da disciplina
Metodologia de Avaliação
- Atividades solicitadas pelo Professor 40%
- Artigo Final (Individual ou em grupo) 40%
- Participação nos Seminários 20%
Referências bibliográficas:
BONINI, A. Metodologias de ensino de produção textual: a perspectiva da enunciação e o papel da psicolingüística. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 23-47, 2002.
CASTRO, C. d. M. A Prática da Pesquisa. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1981
ECO, U. Como Se Faz uma Tese. São Paulo, SP: Ed. Perspectiva, 2000
FEITOSA, V. C. Redação de Textos Científicos. Campinas: Ed. Papirus,1991
FURTADO, Celso. Formação de capital e desenvolvimento econômico. Revista Brasileira de Economia, v. 6, n. 3, p. 7-45, set. 1952.
FURTADO, Celso & MANESCHI, Andrea. Um modelo simulado de desenvolvimento e estagnação na América Latina. Revista Brasileira de Economia, v. XXII, n. 2, p. 5-32, jun.1968.
HABERMAS, J. O Estado Nação Europeu frente aos desafios da Globalização. O passado e o futuro da soberania e da cidadania. Novos Estudos, n 43, p 87-101,1995.
HABERMAS, J. Racionalidade e comunicação. Lisboa: Edições 70, 1996.
MINAYO. M. C. O desafio do conhecimento 5. ed. São Paulo: Hucitec: Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.
REY, L. Como Redigir Trabalhos Científicos. São Paulo: Ed. da Universidade de SãoPaulo, 1972
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez Editora,1996
SUTTON Robert I. e STAW Barry M. O que não é teoria. São Paulo: Revista de Administração de Empresas. AE,v.43, n.3, jul a set 2003.
WEBER, Max, Economia e sociedade. Brasília: Editora UNB, 2000.
WHETTEN, David A. O que constitui uma contribuição teórica? São Paulo: Revista de Administração de Empresas, v.43, n3, jul a set 2003.