Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Administração / Disciplinas / Teoria das Organizações

Teoria das Organizações

Ementa: Esta disciplina toma como objeto as teorias dos Estudos Organizacionais vistos como um campo do saber que se desenvolveu na segunda metade do século XX. Enfoca-se as teorias aplicadas às organizações que possibilitam a compreensão de suas estruturas e processo, bem como seus contextos sociais e históricos. Também são abordadas as teorias empregadas nas linhas de pesquisa relacionadas à produção científica dos participantes. Na primeira parte da disciplina, apresenta as diferentes possibilidades de análise das organizações por meio de paradigmas e metáforas organizacionais. Busca-se valorizar as contribuições das ciências sociais e humanas para a formulação das várias teorias, tomando-se como objeto de estudo algumas das dimensões invisíveis da organização tais como: imaginário, ritos, poder, controle e conflito. Na segunda parte da disciplina serão estudadas as teorias contemporâneas consideradas fundamentais para a pesquisa em Estudos Organizacionais. Busca-se trabalhar sistematicamente as teorias econômicas em estudos organizacionais, as teorias críticas e pós-modernas, Teoria Institucional, redes sociais, teoria da estruturação, teoria ator-rede e teorias psicanalíticas aplicadas às análises organizacionais.


Objetivos:


a) Objetivos Gerais:

Propiciar ao aluno uma visão dos paradigmas, fundamentos e principais teorias do campo dos Estudos Organizacionais e de suas possibilidades de pesquisa e publicação, possibilitando uma reflexão crítica pautada em relação a elas.

Dar condições para os participantes fazerem as opções necessárias para a realização das atividades relacionadas ao domínio conceitual do seu projeto de pesquisa.

b) Objetivos Específicos:

Estimular os participantes a interagir sistematicamente e refletir sobre a questão dos paradigmas em Estudos organizacionais e as teorias consideradas de fundamento proveniente das contribuições das Ciências Humanas, Sociologia e Antropologia aos Estudos Organizacionais, relacionando-as a temas de interesse para a pesquisa e publicação.

Estimular os participantes a interagir sistematicamente e refletir sobre as teorias contemporâneas em Estudos Organizacionais em evidência na agenda de pesquisa de pesquisadores e instituições reconhecidas no campo. Entende-se que tais teorias são: Teoria Institucional e abordagens ecológicas; economia organizacional; Teoria Crítica e pós-modernismo; teorias organizacionais fundamentadas em Psicanálise; redes e organizações; Teoria da Estruturação; Teoria Ator-Rede. Estimular também os participantes a relacionar teorias a temas de interesse para a pesquisa e publicação.

Justificativas: A opção por fazer, no decorrer dos próximos semestres, uma pesquisa acadêmica e trazer contribuições científicas relevantes – teóricas e/ou empíricas – coloca aos estudantes o imperativo de ajustar os domínios conceitual, substantivo e metodológico de sua pesquisa. Para tanto, a adequação entre Teoria e o projeto de pesquisa é um requisito fundamental. Supondo que os participantes encontram-se no momento de fazer opções importantes relacionados ao seu trabalho de pesquisa, essa disciplina se propõe a estimulá-lo a interagir sistematicamente e refletir sobre um corpo fundamental de teorias organizacionais, relacionando-as a temas de interesse para a pesquisa e publicação.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA