Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Administração / Disciplinas / Métodos Quantitativos, Escalas e Instrumentos

Métodos Quantitativos, Escalas e Instrumentos

Objetivos: O curso tem por objetivo fornecer orientação prática a alunos de pós-graduação em administração no desenvolvimento de projetos de pesquisa quantitativa. Os principais aspectos metodológicos e práticos de como desenvolver pesquisas quantitativas e produzir resultados serão abordados. O curso é direcionado à produção de conhecimento acadêmico com uso de métodos quantitativos.

Justificativas: Os métodos quantitativos de pesquisa têm sido crescentemente empregados na área de administração, tendo-se em vista sua aderência ao trabalho com indicadores diversos e a necessidade de generalização de resultados que o campo demanda. Hoje, é parte fundamental da formação do pesquisador em administração o aprendizado sobre a conceituação, operacionalização, validação e interpretação de instrumentos de medida de construtos, tais como escalas e questionários. É justamente a inserção deste conhecimento no contexto da pesquisa acadêmica na área de administração que o curso oferece.

Ementa:

Conceitos Básicos de Estatística
Coleta de Dados e Amostragem
Instrumentos de Medida
Desenhos de Pesquisa
Causalidade
Ferramentas de Análise de Dados
Relatório de Pesquisa

Bibliografia de Referência:

O curso usará como livro texto a obra de Hair, Babin, Money e Samouel (2005). Os outros livros citados são fonte de consulta e aprofundamento em alguns dos aspectos do curso. Textos complementares serão indicados para crítica e discussão ao longo do curso.

ANDERSON, D.R; SWEENEY, D.J.; WILLIANS, T. A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. 2 ed. Editora Thompson, 2007.

ARANHA, F.; ZAMBALDI, F. Análise Fatorial em Administração, 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008, 152 p.

BUSSAB, w.; MORETTIN, P. Estatística Básica, 5ª Ed. São Paulo.: Saraiva, 2007, 526p.

COLLIS, J.; HUSSEY, R., Pesquisa em Administração, 2a., Porto Alegre: Bookman, 2005, 349 p.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003, 640 p.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007, 248 p.

HAIR, J. F. et al., Análise Multivariada de Dados, 5a., Porto Alegre, Bookman, 2005, 600 p.

HAIR Jr., Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005, 471 p.

MALHOTRA, Naresh K., Pesquisa de Marketing. 4 ed. Bookman, 2006, 720 p.

PEDHAZUR, E.; SCHMELKIN, L. Measurement, Design, and Analysis, an integrated approach. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1991, 849 p.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
X