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Inteligência Competitiva nas Organizações

Objetivos:

a) Objetivos Gerais: A Inteligência Competitiva das Organizações deve ser considerada como uma disciplina processual e sistêmica e objetiva proporcionar ao mestrando as mínimas condições para o bom entendimento de como é factível e imperativo aplicar essa ciência para competir em um mercado globalizado.

b) Objetivos Específicos: Dividem-se em três, a saber: Cognitivos, Atitudinais e Psicológicos.

  • Objetivos Específicos Cognitivos: como objetivos específicos visa dar aos pós-graduandos a condição de entendimento das técnicas necessárias para a maximização do valor das informações para os acionistas proprietários (shareholders) e para a comunidade como um todo (stakeholders), além da possibilidade da obtenção de receitas adicionais com a otimização da inteligência competitiva das organizações, fazendo com que essas empresas possam competir em uma economia completamente digital-neural-pós-neural, em que o conhecimento humano é medido pelos talentos e competências essenciais, aliados à Teoria do Impacto. Em outras palavras, visa esta disciplina formar o pós-graduando na arte de gerenciar e liderar a parte técnica de toda e qualquer empresa nacional, transnacional e multinacional, não se olvidando de contribuir também para o mundo da academia.

 

  • Objetivos Específicos Atitudinais: propiciar as condições necessárias e suficientes para que os alunos percebam as mudanças substanciais que estão ocorrendo na formação de uma nova sociedade digital-neural na área pertinente aos sistemas de informação e inteligência artificial, teoria do caos e das redes neurais em ambientes turbulentos.

 

  • Objetivos Específicos Psicológicos: tornar o aluno suficientemente flexível para se adaptar a situação de turbulência e caos.


Justificativas: Esta disciplina é fundamental para que o pós-graduando compreenda a necessidade de podermos extrair informações inteligentes a partir de dados. Caso contrário, haverá desperdício temporal devido ao gigantesco afluxo destes. Em outras palavras, o curso se justifica no sentido de poder incrementar no aluno sua capacidade estratégica de análise de informações empresariais competitivas em um mundo globalizado.

Ementa: O objetivo dessa disciplina é consolidar os conhecimentos do mestrando nos conceitos pertinentes à inteligência competitiva nas organizações. Em outras palavras, visa essa disciplina fazer com que esse tipo de aluno possa refletir sobre como é necessário utilizar a seletividade, criatividade, ilação e outras formas pertinentes às suas estruturas neurais para poder utilizar essa massa de dados, transformando-os em informações, em informações inteligentes e, finalmente, em informações estratégicas que possam ser utilizadas para fazer com que as empresas capitalistas possam competir, não só no mercado nacional, mas também, no mercado internacional. É importante salientar que o mestrando precisa compreender a empresa inserida em cadeias pertinentes ao digital chain, innovation chain, integrated supply chain e supply chain, além dos conceitos pertinentes ao neoliberalismo e a disseminação de informações, à infoera, às teorias pertinentes à globalização e às tecnologias da inteligência.

Bibliografia Obrigatória:

1.ALBERTIN, Alberto Luiz; MOURA, Rosa Maria de (organizadores). Tecnologia de Informação. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2004. 277p.

2.ARTIGOS. Cada aluno do curso deverá resumir 3 (três) artigos internacionais, analisando-os criticamente, enaltecendo seus pontos positivos e negativos devidamente justificados, além de realizar uma pequena pesquisa sobre o tema do artigo, não esquecendo de colocar todas as referências bibliográficas utilizadas. Observação: os artigos devem ser compartilhados com os demais colegas. A nota será dada pela exposição oral e pelo trabalho escrito devidamente apresentado.

3.CASTELLS, Manuel. A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura. 3.ed. Volume I: A Sociedade em Rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer com a colaboração de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Editora Paz e Terra S. A., 2000. 617p.

4.DIAS, Maria Matilde Kronka; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Gestão da Informação em Ciência e Tecnologia sob a Ótica do Cliente. Bauru, Estado de São Paulo: Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC), 2003. 184p.

5.GLEISER, Ilan. Caos e Complexidade: a evolução do pensamento econômico. Rio de Janeiro: Editora Campus Limitada, 2002. 281p.

6.MATTOS, Antônio Carlos Marques. Sistema de Informação para Executivos: para cursos de administração, MBA, extensão e similares. Obra registrada na Biblioteca Nacional. Serviço de Direitos Autorais, Lei número 9.610/1998. disponível também na home page do autor: www.universal.net.br/acmm/, janeiro de 2004. 256p.

7.NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

8.NUSSENZVEIG, H. Moysés (organizador). Complexidade e Caos. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999. 276p.

9.PLANTULLO, Vicente Lentini. Economia em compras. Rio de Janeiro: FGV, 2000. 171p.(Coleção FGV Prática).

10.PLANTULLO, Vicente Lentini. Estelionato eletrônico – segurança na Internet: hacker, cracker, phreaker, anarchist, warez. Curitiba: Juruá Editora, 2003. 200p

11.PLANTULLO, Vicente Lentini. Teoria Geral da Administração: de Taylor às redes neurais. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. 172p.

12.ROUSSEL, Philip A .; SAAD, Kamal N.; BOHLIN, Nils. Pesquisa & Desenvolvimento: como integrar P&D ao plano estratégico e operacional das empresas como fator de produtividade e competitividade. São Paulo: Makron Books Editora Limitada/Artur D. Little, 1992. 198p.

13.SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora Trinta e Quatro Limitada., 2003. 319p.

14.SANTOS, Silvio Aparecido dos (organizador). Empreendedorismo e Base Tecnológica: evolução e trajetória. 2.ed. Maringá, Paraná: UNICORPORE Educação e Comunicação Corporativas, 2005. 190p.

15.SEIFFERT, Peter Quadros. Empreendendo novos negócios em corporações: estratégias, processo e melhorias práticas. Inclui os casos Votorantin Novos Negócios, Intel Capital e Promon. Prêmio Internacional conferido no Babson College / EUA. The Thunderbird Award - Outstanding Paper Balas 2004. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2005. 143p.

16.TAPSCOTT, Don. Economia digital: promessa e perigo na era da inteligência em rede. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda., 1997. 368p.

17.TURBAN, Efraim; McLEAN, Ephraim; WETHERBE, James. Tecnologia da Informação para a Gestão: transformando os negócios na economia digital. 3.ed. Porto Alegre: Artmed Editora S.A ./Bookman Companhia Editora, 2002. 660p.

Bibliografia Complementar:

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