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Estratégias e Organizações

Objetivos da disciplina: Auxiliar os alunos na realização de raciocínios estratégicos e na simulação e construção de cenários competitivos, bem como, nas análises de aquisição, fusão e incorporação de empresas, compra e venda de ativos, e diversificação de negócios. Em especial, o foco da administração estratégica estará dirigido ao aumento da competitividade e da inovação como meios para o alcance desempenhos organizacionais extraordinários. O curso visa ao entendimento da vantagem competitiva sustentável sob o enfoque dos desequilíbrios de mercado.

a) Objetivos Gerais: Refletir sobre Estratégia no contexto da acumulação de capital e da globalização, na qual o pressuposto predominante é a competitividade, embora outras teorias e práticas coexistam.

b) Objetivos Específicos: Desenvolver a capacidade analítica e reflexiva em Gestão Estratégica de Organizações por meio de análises teóricas, estudos de casos, e discussões interativas focalizando ações estratégicas desenvolvidas por organizações no contexto do capitalismo em diferentes circunstâncias de retorno de capital. Introduzir aos discentes um mapa de pesquisa sobre o tema desempenho empresarial.

Justificativas: O processo de administração estratégica possibilita o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para a compreensão dos desafios organizacionais face à concorrência. O alinhamento das estratégias aos alvos, segmentos e orçamentos é necessário ao alcance dos objetivos organizacionais por meio do incremento da velocidade das ações de gestão e de respostas competitivas ao mercado. A compreensão das fontes de vantagens competitivas sustentáveis tem sido alvo de pesquisas de ponta no Brasil e no exterior, tornando-se indispensável aos pesquisadores da área de gestão de pessoas e organizações.

Ementa: Conceitos de Estratégia. Desempenho empresarial. Vantagem competitiva sustentável das organizações. Retornos econômicos anormais e rendas ricardianas. Imperfeições e desequilíbrios de mercado. Ações organizacionais individuais e pressões de oferta e demanda. Economias de escala e escopo. Crescimento, rentabilidade e diversificação. A nova organização industrial. Escola do posicionamento, produtos homogêneos e diferenciação. Valor agregado e inovação. Mobilidade de fatores e Visão Baseada em Recursos (RBV). Assimetria de informações, teoria da firma, teoria da agência e economia de custos de transação. Mercado livre e intervencionismo do Estado. Capacidades Dinâmicas. Convergência entre Estratégia Empresarial e Estudos Organizacionais.

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