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Texto Acadêmico: Pesquisa e Publicação

Professor Márcio Shoiti Kuniyoshi

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Disciplina: Texto Acadêmico: Pesquisa e Publicação (Optativa GPO/GEFO)
Professor: Márcio Shoiti Kuniyoshi e-mail: ainda a ser definido
Carga Horária: 45 horas-aula (3 créditos)
Turma: 1º Semestre de 2016
Horário e local: Segunda-feira das 14 h às 17 h Sala a definir

Plano de Ensino da Disciplina

Ementa
Planejar, desenvolver, apresentar e analisar artigos científicos na área de Administração. Avaliação de textos científicos. Apresentar as formas e os critérios de avaliação de produções acadêmicas. Conduta ética na produção de textos científicos. Visão geral dos processos e técnicas de redação na produção de textos acadêmicos científicos. Análise dos tipos de escrita e conhecimento do texto acadêmico. Planejamento de redação e particularidades da norma padronizada de escrita. Apreensão das normas estabelecidas pelos padrões técnico-científicos adotados pela comunidade acadêmica. Plagiarismo e direitos autorais. Divulgação e visibilidade científica.

Objetivos

  • Apresentar os critérios e considerações gerais sobre o Qualis periódicos e os critérios da área (Administração) para estratificação e uso dos mesmos na avaliação.
  • Capacitar os alunos para o planejamento da investigação científica e a tomada de decisão em todas as grandes fases do projeto de pesquisa.
  • Levar ao conhecimento dos participantes as principais aplicações específicas de métodos de pesquisa e técnicas de levantamento e análise de dados, avaliando conceitos, métodos, técnicas e formas de coleta e análise de dados, por meio das análises de artigos científicos.
  • Capacitar os alunos para efetuar reflexões críticas acerca da produção científica na área de Administração.
  • Orientar os alunos na elaboração e execução de projetos de pesquisa científica e na redação de relatórios técnico-científicos: dissertações, artigos, demais trabalhos científicos.

 

Em termos específicos, a finalidade da disciplina é levar o mestrando a:

  • Compreender as situações práticas e os pontos a serem considerados em um artigo científico na área de administração e afins; 
  • Produzir projeto de artigo ou artigo científico que atenda aos requisitos para publicação em evento ou periódico classificado pelo sistema Webqualis (Administração, Contabilidade e Turismo); 
  • Utilizar as ferramentas oriundas das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) tais como: Google Drive, Google Docs, Mendeley, Google Acadêmico, Portais de Pesquisa, dentre outras ferramentas.


Justificativa para a oferta da disciplina
A disciplina envolve práticas, discussões e análises de diferentes perspectivas acerca da produção, submissão e publicação científica, bem como pareceres científicos. Complementa a formação dos alunos em Ética na pesquisa e metodologia. Enfoca o estudo relacionado às perspectivas teóricas sobre redação, publicação científica, suas bases, seu processo e sua avaliação. Além das formas de divulgação, comunicação científica e avaliação. Serão estudadas as formas consideradas pelo PPGA-UMESP como fundamentais para a produção científica no campo de estudos organizacionais baseando-se na produção contemporânea de teóricos nacionais e internacionais, nas normas científicas e nas tendências do saber na área da Administração.

Metodologia e Estratégias Didáticas
A disciplina será baseada em aulas dialogadas, expositivas, discussão em grupo, análise de textos sobre a base conceitual da elaboração de publicação e comunicação científica e oficinas discentes visando elaborar publicações por parte dos alunos. Adotar-se-á discussões baseadas em leituras, atividades práticas, de pesquisa e a produção do seguinte material entregue pelos participantes:

a) Discussão de textos;
b) Apresentação de proposta preliminar de projeto de artigo baseado em Estudo Teórico ou Teórico-Empírico;
c) Produção de um projeto de artigo (teórico-empírico) ou artigo científico, baseado em tema relativo ao projeto de pesquisa do aluno. Haverá também orientação, individual e em grupo de alunos durante o desenvolvimento de um artigo cientifico. Recursos audiovisuais diversos e recursos de informática.

a) Apresentação, Análise e Discussão de texto
Para facilitar a discussão em classe um dos participantes assumirá o papel de facilitador na discussão de cada texto. A atribuição do papel de facilitador será feita com antecedência. O papel do facilitador de discussão não se confunde com uma apresentação convencional na qual os argumentos do texto são sequencialmente analisados. O facilitador, ao invés de apresentar o que o autor do texto coloca (conteúdo do artigo), deve identificar e desenvolver pelo menos as seguintes questões sobre o texto (as mesmas questões desenvolvidas nas notas de leitura):

1. Quais as proposições centrais? Que problema é abordado? Quais as conclusões? O que o texto diz e qual é a sua contribuição principal (Achado)?
2. Quais os seus pressupostos? Pressupostos explícitos? Pressupostos implícitos?
3. Como ele se encaixa em relação a outras correntes teóricas? Concordâncias? Oposições?
4. O que é questionável? Quais as falhas e limitações metodológicas? O que poderia ter sido feito para que o texto fosse melhor?

Entrega: ao final, espera-se que cada participante tenha feito a vez do facilitador pelo menos uma vez no decorrer da disciplina. Todos os alunos terão que ler o artigo e entregar sua análise individualmente.

b) Apresentação de proposta preliminar de projeto de artigo (Estudo Teórico ou Teórico-Empírico)
Os alunos deverão apresentar uma proposta preliminar de projeto de artigo (de preferencia, escolher tema próximo ao seu projeto de pesquisa [ou de dissertação] para realizar uma análise teórica a partir de autores indicados e complementados por um trabalho de pesquisa dos participantes).

Entrega: Com previsão para a 4ª aula, os alunos deverão apresentar a proposta preliminar do projeto de artigo. (com indicação dos principais autores e obras preliminares que fundamentarão teoricamente o projeto de artigo). Este trabalho pode ser realizado, individualmente ou em dois componentes cujos temas sejam correlatos ou próximos.

c) Projeto de artigo científico (Estudo Teórico ou Teórico-Empírico) em versão final
Espera-se que as análises teóricas desenvolvidas pelos participantes possam evoluir até o final da disciplina, tomando a forma de um artigo em versão final que atenda todos os requisitos da submissão de artigos descritos em EnANPAD (Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração) (ANPAD, 2014). Não é exigido que o ensaio teórico seja submetido ao EnANPAD ou qualquer outro congresso ou revista acadêmica. No entanto, os alunos serão encorajados a fazê-lo considerando o trabalho entregue na disciplina como ponto de partida a ser melhorado e, se desejarem, submetido, como a ajuda e apoio do professor da disciplina. Indica-se, no entanto, que o texto entregue será considerado "pronto para a submissão" do ponto de vista de sua forma e conteúdo. Ou seja, o texto não poderá apresentar irregularidades quanto à sua originalidade e deve obedecer ao padrão ABNT ou APA de referência e citações, e às determinações e padrões adotados pelo PPGA-UMESP quanto ao plágio.

Entrega: ao final, espera-se que o projeto de artigo em versão avançada, com as novas inserções teóricas oriundas das pesquisas de artigos científicos, seja entregue ao final do curso.

Avaliação

O material entregue pelos participantes será avaliado e compõe uma nota formada pelos seguintes critérios de ponderação:

Critérios

Ponderação

Entrega das análises dos textos (artigos definidos) e exercícios.

25%

Apresentação plenária da análise do artigo científico como facilitador e condutor das discussões dos textos.

25%

Entrega no final do curso do projeto de artigo científico (Ensaio teórico-empírico) em versão final.

50%

Os conceitos finais serão atribuídos de acordo com o que é preconizado pelas normas da Secretaria de Pós-Graduação da UMESP.

Programação das Aulas

O programa das aulas está apresentado na próxima página. Observar que o programa busca detalhar o tipo de aula e a recomendação de leitura.

TEXTO ACADÊMICO: PESQUISA E PUBLICAÇÃO – CRONOGRAMA DE AULAS - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula

Dia

Temas

1

22/02/2016

Apresentação dos participantes.

Apresentação do programa e sistema de avaliação. Introdução ao conteúdo da disciplina.

O artigo científico como forma de comunicação do conhecimento.

 

2

29/02/2016

Critérios para identificação de revistas científicas (WEBQUALIS CAPES). Principais bases de dados de artigos científicos (Proquest, EBSCO, Jstor,  Periódicos CAPES, Web of Science, Web of Knowledge, Portal SPEEL (ANPAD), Google Acadêmico, outros).

 

Leitura e discussão do Texto: Escreva bem ou pereça.

3

07/03/2016

Revisão da literatura. Mapas da literatura de interesse. Avaliação da estrutura de pesquisas e produções acadêmicas já realizadas pelos discentes.  Indicadores de produção e impacto das publicações científicas. Leitura de textos acadêmicos em inglês.

 

Leitura e discussão de Texto: O que constitui uma contribuição teórica?

4

14/03/2016

Apresentação das propostas preliminares de projetos de artigos a serem elaborados pelos alunos. (individual ou dupla)

 

Apresentação da análise de artigos

5

21/03/2016

Elementos estruturantes do projeto de pesquisa. Roteiros para projetos de pesquisa

 

Apresentação da análise de artigos

6

28/03/2016

Estruturação de artigos científicos. Critérios de autoria em trabalhos científicos.

 

Apresentação da análise de artigos

7

04/04/2016

Redação científica. Referência e citação. Prática das orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e APA (American Psichology Association). Uso do Mendeley. Normas da ANPAD.

 

Apresentação da análise de artigos

8

11/04/2016

Ferramentas das TICs: Google Drive, Google Docs, Mendeley, Redes de Pesquisa na Internet (Academia.edu, Research Gate). Visibilidade da produção científica. Currículo Lattes.

Apresentação da análise de artigos

9

25/04/2016

Critérios empregados para análise e avaliação de textos científicos. Erros mais comuns dos pesquisadores iniciantes. Apresentação dos critérios utilizados pelos avaliadores em comissões ou em trabalhos no julgamento de produções acadêmicas. Plágio, Ética e Direitos Autorais na publicação. Acesso Livre.

 

Apresentação da análise de artigos

10

02/05/2016

Apresentação da análise de artigos

 

Oficina de elaboração de textos científicos

11

09/05/2016

Oficina de elaboração de textos científicos

12

16/05/2016

Oficina de elaboração de textos científicos

13

23/05/2016

Oficina de elaboração de textos científicos

14

30/05/2016

Oficina de elaboração de textos científicos

15

06/07/2016

Avaliação Final - entrega da prévia do projeto de artigo teórico-empírico.



REFERÊNCIAS

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SCHRADER, A.Introdução à Pesquisa Social Empírica. Porto Alegre, Editora Globo, 1974.
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YIN, R.K. Case Study Research: Design and Methods. California, Sage Publications, 1990.
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