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Teoria Econômica e Organizações

Professor Elmo Tambosi Filho

Programa de Pós-Graduação em Administração
Curso de Mestrado em Administração
Disciplina: Teoria Econômica e Organizações
Professor: Elmo Tambosi Filho
Carga Horária: 45 horas-aula (3 créditos)
Turma: 1o Semestre de 2016
Horário: Quarta-Feira, das 13:30 às 16:30

Plano de Ensino da Disciplina

Objetivos
Apresentar aos alunos de forma ampla os pilares da Teoria Econômica (TE), sem entrar no aprofundamento matemático. Depois desse objetivo alcançado, mostrar vários contextos e potencialidades da TE no cotidiano das corporações, enfatizando como usá-la na gestão e nas pesquisas que os mestrandos poderão desenvolver.
E finalmente identificar as implicações da Teoria Econômica no mundo das Organizações, por meio da compreensão dos pressupostos teóricos das diferentes Escolas da Economia.

Ementa
Breve história do Pensamento Econômico clássico e moderno. Noções de Micro e Macroeconomia. Teoria dos Jogos. Teoria das Instituições. Economia e Direito.

Justificativa
Justifica-se a oferta da disciplina Teoria Econômica e Organizações dada à necessidade de promover um sólido conhecimento da Teoria Econômica para fortalecer a disseminação de trabalhos que contemplem uma base teórica mais consistente no âmbito do Programa e seu consequente impacto desejado no meio acadêmico.

PROGRAMA

Conteúdo Programático
1. História do Pensamento Econômico
2. Macroeconomia
3. Macroeconomia clássica
4. Microeconomia
5. Macroeconomia Internacional
6. Teoria dos jogos
7. Teoria das instituições
8. Direito e Economia
9. Tópicos emergentes em Teoria Econômica

Estratégias Didáticas
Aulas expositivas
Exposição dialogada
Análise de pesquisas realizadas
Debates e painéis para discussão

Critérios de Avaliação
Participação em aula (frequência e intervenções) – 10% 
Apresentação de seminário – 30%
Elaboração de trabalho– 60%

Bibliografia
ACKLEY, G. Teoria macroeconômica. Rio de Janeiro: Pioneira, 1989.
ALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1992.
ALBUQUERQUE, M. C. C. Introdução a teoria econômica. São Paulo: McGraw-Hill, 1972.
ALBUQUERQUE, M. C. C. Microeconomia: teoria do mercado, teoria do consumidor, economia de empresas. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.
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