Construção e validação de medidas quantitativas
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE MEDIDAS QUANTITATIVAS
PROFESSOR: ALEXANDRE CAPPELLOZZA
CARGA HORÁRIA: 45 HORAS-AULA (3 CRÉDITOS)
TURMA: 1º SEMESTRE DE 2016
HORÁRIO: 8H30 ÀS 11H30
PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA
OBJETIVOS
O curso tem por objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e competências nos alunos para o uso adequado de métodos e técnicas aplicáveis durante o processo de construção, validação e análises de medidas quantitativas.
JUSTIFICATIVAS
O avanço no campo das ciências sociais desafia os estudiosos a alargarem seu escopo de conhecimento nos domínios teórico-conceitual e metodológico de tal forma que as questões científicas e as que emergem no contexto da prática profissional possam ser respondidas por meio de análises resultantes de dados precisos e confiáveis. Diante desta provocação, torna-se indispensável o ensino, ao mestrando em ciências da administração, de métodos e técnicas de construção, validação e, principalmente, análises de medidas para produção de dados quantitativos precisos e confiáveis.
EMENTA
O curso abordará noções básicas de dados quantitativos e níveis de medida; as bases conceituais, os passos metodológicos e as análises estatísticas de medidas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Noções básicas sobre natureza de dados da pesquisa quantitativa.
2.Tipos e Níveis de medida
3. O processo de construção e validação de medidas.
4. Apresentação de Escalas: Gestão de Pessoas, Marketing, Tecnologia de Informação e Serviços
5. Simulação de técnicas de análise de escalas e interpretação de resultados
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Aulas expositivas
Aulas práticas
Exercícios
Seminário
Trabalho em grupo
AVALIAÇÃO
SEMINÁRIOS – 20%
TRABALHO EM GRUPO- 80%
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. HAIR JR., J.F.; BABIN, B.; MONEY, A.H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
2. SIQUEIRA, M.M.M. (org.). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: ARTMED, 2008.
3. TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L.S. Using multivariate statistics. New York: Harper Collins Publishers, 1989.
4. FERREIRA, D. A.; ÁVILA, M.; FARIA, M. D. Efeitos da responsabilidade social corporativa na intenção de compra e no benefício percebido pelo consumidor: um estudo experimental. Revista de Administração da USP - RAUSP, São Paulo, v.45, n.3, p.285-296, jul./ago/set. 2010.
5. STREHLAU, S.; ARANHA, F. Adaptação e Validação da escala de consumo de status (SCS) para uso no contexto brasileiro. Revista de Administração FACES, v. 3, n. 1, 2004
6. VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS Quarterly [S.I.], v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003.
7. VENKATESH, V.; THONG, J. Y. L.; XU, X. Consumer acceptance and use of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology MIS Quarterly [S.I.], v. 36, n. 1, p. 157-178, 2012.
8. ZAMBALDI, F.; COSTA, F. J.; PONCHIO, M. C.; Mensuração em Marketing: Estado atual, recomendações e desafios. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 2, 2014.
PLANEJAMENTO DAS AULAS