Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Policlínica / Notícias / Policlínica realiza testes ergométrico e de exercício para atletas e pacientes comuns

Policlínica realiza testes ergométrico e de exercício para atletas e pacientes comuns

Avaliação é importante para quem decide iniciar atividade física e também para perícia médica

24/06/2016 17h30 - última modificação 27/03/2017 11h51

Avaliação permite prescrever o exercício físico adequado a cada pessoa (Fotos Malu Marcoccia)

Tão importante quanto decidir iniciar uma atividade física regular em busca de bem-estar ou como atleta profissional é submeter-se a testes que avaliam algumas condições essenciais à prática esportiva: os sistemas cardiovascular e respiratório, as condições imunológicas e renais, a pressão arterial e até a estrutura ortopédica do praticante, pois uma pisada errada pode comprometer a coluna de forma irremediável. São os chamados Teste Ergométrico (TE) e Teste Cardiopulmonar de Exercício (TCPE), que permitem diagnosticar pré-disposição a doenças e programar o volume do esforço físico adequado a cada pessoa.

“Conforme a condição física e a idade, cada praticante tem um perfil e precisa de avaliação médica de pré-participação esportiva seja para frequentar uma academia, seja para fazer caminhadas e corridas ao ar livre ou ser um atleta profissional. Além de indicações para alguns tipos de exercício, os testes apontam contraindicações para outros”, descreve o médico do esporte Marcelo Spinola, da Policlínica da Universidade Metodista de São Paulo, que oferece os testes às quartas-feiras a partir das 15h mediante agendamento pelo tel (11) 4366-5565. É preciso trazer pedido assinado pelo médico solicitante. 

Como são procedimentos onde o indivíduo é submetido a esforço físico programado com a finalidade de avaliar suas respostas clínica, hemodinâmica, autonômica, eletrocardiográfica, metabólica e ventilatória, são também úteis para perícias médicas de cardiopatas e de pneumopatas, além de pacientes com indicação de transplante cardíaco.

Avaliação computadorizada

Numa única consulta é possível realizar a anamnese (levantamento do histórico clínico da pessoa) e fazer os exames físicos em aparelhos e materiais adequados, como esteiras, analisador metabólico de gases e eletrocardiógrafo. Todos os sinais metabólicos, ventilatórios e cardiovasculares durante os testes são enviados para computadores e analisados na tela em tempo real. Também são solicitados exames bioquímicos complementares, que também podem ser realizados na Policlínica.

A avaliação global da pessoa por um médico do esporte é destacada por Marcelo Spinola por se tratar de um especialista em cuidar do corpo em movimento. “Quando alguém decide começar uma prática esportiva, ou vai ao cardiologista ou ao ortopedista ou mesmo a um clínico geral. São avaliações específicas, portanto sem uma visão universal desse praticante”, afirma.

PoliclnicaTesteErgomtricoTestedeExerccio3jpg.jpg
Respostas do esforço físico são acompanhadas em tempo real no computador
Cardiovascular e pulmonar

O Teste Ergométrico (TE) é indicado para diagnóstico das doenças cardiovasculares, sendo também útil para prognóstico, avaliação da resposta terapêutica, da tolerância ao esforço e de sintomas compatíveis com arritmias ao exercício. Isso permite prescrever o tipo adequado de exercício.

Já o Teste Cardiopulmonar de Exercício (TCPE), ou ergoespirometria, resulta da adição de análise de gases expirados ao teste ergométrico e possibilita obter valores do consumo de oxigênio, gás carbônico e da ventilação por minuto. A partir da relação entre essas variáveis e de outros dados hemodinâmicos, é possível obter informações complementares que contribuem para a avaliação funcional, o diagnóstico e o prognóstico de determinadas afecções cardiovasculares e pulmonares e para uma prescrição otimizada de exercício físico.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
X