Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Policlínica / Notícias / Policlínica da Metodista oferece exame gratuito de colesterol entre 8 e 22 de agosto

Policlínica da Metodista oferece exame gratuito de colesterol entre 8 e 22 de agosto

Teste poderá ser realizado no campus Rudge Ramos

27/07/2017 17h26

Você sabia que o colesterol alto pode causar diversos tipos de doença? Em 8 de agosto é realizado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, que serve como alerta dos riscos da doença, além de estimular a população a prevenir e tratar o colesterol. Para contribuir com a conscientização e combate à doença, a Policlínica da Universidade Metodista de São Paulo realizará exames gratuitos de colesterol entre 8 e 22 de agosto.

O que é? 

O colesterol é uma substância gordurosa produzida naturalmente pelo corpo humano, necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. O colesterol “bom”, HDL, retira o excesso de colesterol das artérias, impede seu depósito e reduz a formação de placa de gordura. Porém, o chamado colesterol “ruim”, LDL, pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento. Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% é proveniente da dieta.

Quando está alto, o colesterol é um fator de risco que facilita a aparição de várias doenças, como por exemplo, a arteriosclerose, a isquemia cerebral e ataques cardíacos. No Brasil, cerca de 40% da população possui níveis elevados de colesterol. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o elevado nível de colesterol já é responsável por mais de 2,5 milhões de mortes no mundo.

Quais os sintomas?

O colesterol alto é uma doença silenciosa. A única maneira de saber os níveis de colesterol é através do exame de sangue. Alguns sinais podem estar associados com o aumento do colesterol, como bolinhas de gordura na pele (xantelasma), aumento do baço e do fígado.

Qual o preparo para o exame?

As taxas de colesterol são medidas por meio de um exame de sangue. Manter uma dieta habitual, não ingerir bebidas alcoólicas 72 horas antes da coleta e, para crianças acima de 5 anos e adultos, fazer um jejum de no mínimo 12 horas e no máximo 14.

Qual o tratamento?

A prática regular de atividade física e a alimentação correta podem ser a solução do problema. Nos casos em que não se consegue baixar os níveis com mudanças no estilo de vida, é necessário tratamento medicamentoso, indicado adequadamente por um cardiologista.

Como prevenir?

O aumento de colesterol proveniente da dieta se dá ao consumir carnes mais gordurosas, como por exemplo, picanha e cupim; no consumo das gorduras aparentes das carnes, peles das aves, manteiga, banha, sorvetes de massa, biscoitos recheados, já que todos esses alimentos contêm grande quantidade de gordura ruim, que podemos ver nos rótulos como saturada, em sua composição. Para a prevenção é necessário ter uma alimentação balanceada com legumes, verduras e frutas, carnes magras e grãos, além do consumo de fibras, como a do farelo de aveia, sem esquecer de praticar exercícios físicos regularmente.

Exame gratuito de colesterol
Local: Policlínica – Edifício Iota Campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP)
Data e horários: Entre 8 e 22 de agosto, de segunda a sexta, das 7h às 12h
Telefone: (11) 4366-5565

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
X