Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Policlínica / Notícias / Policlínica da Metodista lança projeto "Novo Olhar para a Aposentadoria"

Policlínica da Metodista lança projeto "Novo Olhar para a Aposentadoria"

NOPA oferecerá atividades às pessoas que se aposentaram recentemente ou que vão se aposentar em breve

19/09/2017 15h05 - última modificação 25/09/2017 15h37

A Policlínica e o curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo iniciam, no próximo 29 de setembro, o projeto “Novo Olhar para a Aposentadoria” (NOPA), que realizará atividades de integração, orientação e acolhimento aos aposentados.

O projeto compreende que o trabalho e a aposentadoria têm ambiguidades, pois o trabalho, ao mesmo tempo em que é fonte de satisfação e realização, também é fonte de sobrevivência e sofrimento. Assim, o afastamento do trabalho causa tanto o sentimento de crise, quanto de liberdade.

Tendo em vista que, para muitos, o ambiente de trabalho é um verdadeiro lar, o sentimento de desamparo e de ruptura com a rotina estabelecida pode ser penoso. Por todos os lados se destaca a importância de se construir novas fontes de satisfação, a partir da aposentadoria, substituindo os estímulos gratificantes relacionados à identidade profissional por novas formas de busca pelo prazer.

O NOPA torna-se essencial, então, diante dessa ambiguidade de sentimentos, característicos desta nova etapa da vida, que pode ter consequências em outras áreas da vida, sendo a família o principal alvo destas inadequações. O objetivo geral definido para o NOPA é desenvolver atividades grupais com pessoas que estão próximas da data de aposentadoria ou que tenham se aposentado recentemente, a fim de:

  • Realizar atividades grupais, promovendo integração pela troca de experiências, e instigar o grupo a refletir e discutir sobre esta nova fase.
  • Para contribuir para o processo cultural do grupo, trazendo informações de diversas áreas como: saúde, investimentos, esportes, família, direitos, etc;
  • E orientar as pessoas para que consigam buscar um novo projeto de vida que lhes satisfaça e, e para assumirem novas atividades baseadas no conhecimento dos interesses pessoais e de novas motivações.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas na Policlínica, do campus Rudge Ramos da Universidade Metodista (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo-SP). Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (11) 4366-5565.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
X