Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Policlínica / Notícias / Outubro Rosa: Policlínica Metodista promove plantão gratuito de orientação sobre câncer de mama

Outubro Rosa: Policlínica Metodista promove plantão gratuito de orientação sobre câncer de mama

Câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres; a maioria dos casos tem bom prognóstico, daí a importância do autoexame

13/10/2015 10h40 - última modificação 14/10/2015 15h28

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). A estimativa é de que haverão 57.120 novos casos em 2015. Em 2013, 14.207 e 181 homens morreram em decorrência da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Para estimular a população a realizar o autoexame de mama, visando a identificação precoce, foi criado o Outubro Rosa. Órgãos públicos e privados promovem uma série de ações de combate e prevenção da doença.

A Universidade Metodista de São Paulo, por meio da Policlínica, também abraçou a causa do Outubro Rosa: durante este mês, serão distribuídos laços rosas, que estarão disponíveis na recepção da Policlínica Metodista. No dia 26 de outubro, segunda-feira, entre 15h e 18h, haverá um plantão de orientação sobre o câncer de mama e o autoexame com a médica responsável pela área ginecológica da Policlínica. Os atendimentos serão gratuitos, bastando apenas o agendamento prévio pelo telefone (11) 4366-5565.

Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Ginecologia na Policlínica

Desde março de 2015, a Policlínica Metodista oferece a atendimentos ginecológicos. As consultas custam R$ 80 e podem ser agendadas pelo telefone 4366-5565. Os atendimentos ginecológicos são realizados às segundas-feiras, das 15h às 18h30.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
X