Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Policlínica / Notícias / Novembro Azul: Policlínica Metodista promove ações para a saúde do homem

Novembro Azul: Policlínica Metodista promove ações para a saúde do homem

Ações envolvem prevenção ao câncer de próstata, diabetes, tabagismo, doenças do coração, hipertensão, medição do IMC (índice de massa corporal) e aferição de pressão arterial

19/11/2015 09h10 - última modificação 26/11/2015 14h41

Durante este mês, a Policlínica da Escola de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo está engajada no movimento Novembro Azul, de prevenção a doenças que acometem os homens, principalmente o câncer de próstata.

Entre os dias 23 e 27 de novembro, a Policlínica Metodista, em parceria com o curso de Fisioterapia irá realizar uma série de ações de esclarecimento e prevenção ao câncer de próstata, diabetes, tabagismo, doenças do coração, hipertensão, além de medição do IMC (índice de massa corporal) e aferição de pressão arterial.

As ações acontecem das 16h30 às 18h30, em conjunto com uma equipe formada por alunos do curso de Fisioterapia.

No dia 25 de novembro, quarta-feira, haverá um plantão de dúvidas sobre saúde do homem com o dr. Marcelo de Mesquita Spinola, das 08:00 às 11h e das 14h às 17h (para esta ação, deverá ser realizado agendamento prévio na Policlínica).

O dr. Marcelo explica que o câncer de próstata tem uma alta taxa de incidência e, caso não descoberto e tratado em seu início, de letalidade. “Aos 80 anos, 83% dos homens terão [câncer de próstata]; aos 100 anos, 100% terão”, afirma o dr. Spinola, que aponta que o aumento da expectativa de vida fez com que aumentasse também a incidência da doença (já que, antigamente, ao morrer mais cedo, os homens não alcançavam a idade avançada em que aumenta a incidência do câncer de próstata).

Por conta da alta incidência, é importante a prevenção e a descoberta da doença logo no início, para o tratamento. Com isso, a taxa de metástase, quando o câncer se espalha para outros órgãos, cai para entre 3% e 4%, explica o dr. Spinola. A partir dos 40 anos, ele recomenda um exame de sangue específico, que detecta o nível da enzima PSA (Antígeno prostático específico), que auxilia no diagnóstico. Já quando atinge 55 anos, é recomendável o exame de toque retal. Para combater o preconceito que envolve este exame, que faz com que muitos homens não queiram realizá-lo, o que prejudica o combate a doença, o dr. Spinola acredita que somente ao falarmos abertamente sobre o exame, ele será desmistificado. “Falar sem pudor diminui o pudor”, defende.

Confira a programação de ações da Policlínica Metodista durante o Novembro Azul:

Data Tema
23/11 Prevenção do Câncer de Próstata
24/11  Prevenção do Diabetes Mellitus
25/11 Prevenção do Tabagismo
26/11 Prevenção de Coronariopatias
27/11 Prevenção de Hipertensão Arterial Sistêmica + IMC (nutrição)*

* O cálculo do IMC será realizado pelo núcleo de Nutrição da Policlínica, junto aos alunos do curso de Fisioterapia, das 17h às 18h30

Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
X