Regulamento
CAPITULO I - DA FINALIDADE E PROMOÇÃO
Artigo 1: PLAY METÔ é um evento esportivo promovido pela Universidade Metodista de São Paulo em parceria com as Associações Atléticas, diretórios acadêmicos e lideranças discentes. Tem por finalidade difundir a pratica esportiva no âmbito do ensino superior, a integração e promoção o desenvolvimento social e educacional dos participantes.
Artigo 2: O Comitê Organizador (C.O.) é constituído pelos departamentos e setores da Universidade Metodista competentes para estabelecer as diretrizes do evento com participação discente.
Parágrafo primeiro: Cabe ao Comitê Organizador (C.O) elaborar a programação esportiva, fixando os horários e demais informações atinentes à competição, bem como zelar pela mais alta moralidade e imparcialidade nas disputas.
Parágrafo segundo: As competições ocorrerão aos sábados, domingos e feriados (se necessário), nos ginásios da Metodista (Campus Rudge Ramos), entre 8h e 19h.
CAPÍTULO II – DAS INSCRIÇÕES
Artigo 3: Estão aptos a participar, alunos regularmente matriculados a partir de julho/2018, nos cursos de graduação ou pós graduação (Presencial ou EAD).
Artigo 4: As inscrições são limitadas obedecendo o critério de ordem de chegada-inscrição. Devem ser efetuadas em formulário próprio (ANEXO 1) até o dia 06/10/2018, na Coordenação de Esportes (Recepção da Academia Escola – Edifício Ipsilon ) – Rua do Sacramento, 230 – Rudge Ramos – S.B.C.) de segunda a sexta das 8h às 20h30.
Parágrafo primeiro: No ato da inscrição o representante deverá entregar o formulário contendo a relação nominal totalmente preenchida e assinada pelo responsável da equipe, que responde por eventuais erros de digitação ou preenchimento, devendo ainda constar:
• Termo de autorização assinado pelo atleta maior ou pelo responsável legal do atleta (quando menor de idade), que autorize a participação e uso de imagem, declarando estar ciente que é da sua responsabilidade averiguar que se encontra apto para a realização de atividade física por intermédio de atestado médico (ANEXO II).
• Atestado médico de aptidão para atividade física com data recente, cuja falta ou ausência passa ser de responsabilidade única e exclusiva do responsável legal do atleta ou do próprio atleta quando maior de idade.
Parágrafo segundo: As alterações (inclusões e exclusões de atletas) deverão ser processadas somente pelos representantes das equipes até o término do Congresso Técnico programado para 06/10/2018 às 10h, no auditório do Edifício Delta da Universidade Metodista (Rua do Sacramento, 230 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo).
Parágrafo terceiro: O REPRESENTANTE da equipe obrigatoriamente deve ser brasileiro (a) e maior de idade, preferencialmente com formação superior em Educação Física.
Parágrafo quarto: As equipes cujos REPRESENTANTES não tenham formação em Educação Física, o Comitê Organizador designará um (a) técnico (a) para dirigir a equipe, sendo este subordinado direto ao diretor técnico da competição, que estará presente no ginásio e possui formação superior completa em Educação Física.
Parágrafo quinto: ATLETAS com dupla inscrição terão sua participação vinculada a equipe da qual primeiro constar em súmula, sendo automaticamente excluído da outra equipe.
Parágrafo sexto: Não será permitido a participação de atletas que tenham ou assumam funções junto ao Comitê Organizador.
Parágrafo sétimo: Não haverá cobrança de taxa de inscrição, entretanto, a confirmação da inscrição esta condicionada a participação das equipes a Campanha de Ação Social, qual seja a doação (por equipe) de 5 litros de sabonete líquido da marca Premisse ou Protex, que serão destinados a Escola Metodista de Educação Especial “O semeador”, localizada em São Caetano do Sul, cujos donativos serão entregues em data e hora previamente divulgada no site do evento.
Artigo 5º: Fica estipulado o mínimo de 07 (sete) e máximo de 12 (doze) atletas inscritos por equipe, tanto para equipes masculinas quanto femininas.
Artigo 6º: O contato de email dos representantes das equipes será publicado no site do evento, para que atletas “avulsos” possam ou não ser aceitos nas equipes, sob responsabilidade do representante.
CAPÍTULO III – DAS MODALIDADES, CATEGORIAS, NAIPES E NORMAS:
Artigo 7º: O evento será disputado em categoria única, nas seguintes modalidades e naipes:
• Futsal Feminino
• Futsal Masculino
Artigo 8º: Serão adotadas as regras oficias da modalidade com exceção as normas abaixo estipuladas:
Tempo de jogo: Dois períodos de jogo, cada período com tempo de 20 minutos corridos, com intervalo de 3 minutos entre o 1º e 2º períodos. O último minuto do 2º período será cronometrado.
Pedidos de tempo: Cada equipe terá direito ao máximo de 1 (um) pedido de tempo de 60 segundos por período de jogo.
CAPÍTULO IV – DAS COMPETIÇÕES E SISTEMA DE DISPUTA:
Artigo 9º: Para participar das partidas os atletas inscritos devem apresentar documento original oficial com foto (RG, passaporte, carteira de trabalho entre outros), caso contrário, sua participação será VETADA. Não será aceito copia autenticada dos documentos.
Parágrafo primeiro: O atleta pode apresentar o documento para participar do jogo para a mesa de controle, enquanto a partida não estiver encerrada.
Parágrafo segundo: Para participar do jogo o atleta deve apresentar-se uniformizado, com calçado apropriado (tênis com meias) e desprovido de qualquer equipamento ou acessório que coloque em risco a integridade física sua ou dos demais atletas (piercing, relógio, entre outros), exceção feita ao uso de óculos.
Parágrafo terceiro: As equipes que não apresentarem uniformes de acordo as regras da modalidade, deverá obrigatoriamente utilizar o uniforme que for cedido pelo Comitê Organizador.
Parágrafo quarto: É terminantemente proibido o uso de uniformes que contenham marcas ou mensagens ostensivas ou em desacordo com os princípios da Universidade Metodista de São Paulo; bem como, marcas de bebidas, cigarros, de instituições de ensino superior, propaganda política, ou ainda de concorrentes dos patrocinadores do evento.
Parágrafo quinto: É OBRIGATÓRIO o uso de caneleira aos atletas que estiverem atuando em quadra, sendo de exclusiva responsabilidade do atleta, possuir o equipamento de segurança.
Artigo 10º: A competição será realizada aos sábados e domingos entre os dias 20/10/2018 e 11/11/2018, com jogos programados entre 9h e 15h, nos ginásios do Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista e ou do Colégio Metodista, podendo ainda ocorrer em feriados caso necessário.
Parágrafo único: A programação esportiva (Tabela de Jogos), será publicada após o congresso técnico e logo em seguida na página do evento (internet).
Artigo 11º: O sistema de disputa será adotado conforme o numero de equipes inscritas, sendo o mínimo de 03 (três) equipes em qualquer das modalidades/naipes, tendo por garantia a disputa de no mínimo duas (02) partidas cada equipe.
Artigo 12º: O Congresso Técnico será realizado no 06/10/2018 às 10h no Auditório do Edifício Delta da Universidade Metodista, Campus Rudge Ramos com presença obrigatória dos representantes ou pessoa por ele designada, tendo a seguinte pauta:
1. Leitura do regulamento e orientações em geral, em especial as penalidades.
2. Confirmação e homologação das inscrições.
3. Emparceiramento das chaves OU composição dos grupos para a disputa da primeira fase (dependendo do numero de inscritos).
4. Montagem da tabela de jogos através do critério de sorteio.
5. Assuntos de interesse da coletividade.
Artigo 13º: Ficam adotados os seguintes critérios para desempate:
Na disputa de fase de grupos (caso houver):
1. Confronto diretos (somente empate entre duas equipes),
2. Saldo de gols entre equipes empatadas,
3. Menor numero de cartões vermelhos recebidos,
4. Menor numero de cartões amarelos recebidos,
5. Sorteio público.
Na disputa de partidas em fase eliminatória:
1. Disputa de prorrogação em tempo extra (único) de 3 minutos cronometrados,
2. Disputa de penalidades sendo 3 (três) tiros alternados para cada equipe, seguindo as demais determinações da regra.
CAPÍTULO VI – DA PREMIAÇÃO
Artigo 14º: Serão premiadas as equipes classificadas de primeiro a terceiro lugar, respectivamente, com medalhas de ouro, prata e bronze; e troféu transitório para a equipe campeã (que ficará exposto na Universidade).
CAPÍTULO VII – DOS RECURSOS E PENALIDADES
Artigo 15º: Os recursos e penalidades serão julgados pela comissão disciplinar, cujo prazo de impetração será até as 03 (três) horas após a realização da partida. O recurso deve ser entregue e protocolado no mesmo local das inscrições ou diretamente com o diretor técnico presente nos jogos.
Artigo 16º: A comissão disciplinar será composta por 05 (cinco) membros a saber:
• 2 representantes indicados pela Universidade Metodista de São Paulo.
• 1 representante da equipe de arbitragem.
• 1 representante indicado pelo Diretor Técnico presente na disputa podendo ser o próprio Diretor.
• 1 representante das equipes participantes ou seu suplente no caso de ser equipe diretamente envolvida (no Congresso Técnico serão eleitos 3 representantes discentes – Titular/1º suplente/2º suplente).
CAPÍTULO VIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Artigo 17º: Fica estabelecido o prazo máximo de 15 minutos de tolerância máxima de atraso para o inicio do primeiro jogo (apenas) da rodada. Após este prazo a equipe infratora será declarada perdedora por ausência (W.O).
Parágrafo único: Para efeito de classificação todos os resultados conquistados pelas equipes eliminadas por ausência serão anulados.
Artigo 18º: Por medidas de segurança e zelo com o piso do ginásio, não serão aceitos atletas utilizando sapatos, chuteiras ou qualquer ou tipo de calçado que ofereça risco ao atleta e a manutenção do estado do piso.
Artigo 19º: As equipes e seus representantes respondem por atos praticados por sua torcida, ficando a critério do Diretor Técnico, paralisar, suspender, ou cancelar a realização de uma ou mais partidas, podendo inclusive condicionar a sua realização a evacuação do ginásio.
Artigo 20º: Tem autonomia o Diretor Técnico impedir, a seu modo, com ou sem apoio do serviço de segurança, o comportamento de atletas, representantes ou torcedores que apresentem risco para o bom andamento das disputas.
Artigo 21º: Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela comissão disciplinar.
São Bernardo do Campo, agosto de 2018.