Viver em União, é possível?
O mundo tem sede de relacionamentos! A família tem sede de relacionamentos! Nossa universidade clama por bons relacionamentos! E nós precisamos ser esse canal de relacionamentos sadios. Tenho ouvido muitas pessoas falando sobre o tema, mas, muitas vezes, as palavras tendem a se tornar apenas formais e as nossas atitudes não mudam.
Muitas religiões nos ensinam a viver em relacionamentos sadios, mas continuamos ignorando o real sentido de viver em um mundo melhor. Pessoas insensíveis se vingam e maltratam sem atentarem para a vida humana. Mas qual o significado de "relacionar" que queremos em nossa vida? Podemos dizer que é estabelecer vínculos, fazer amizades e adquirir conhecimentos. Mais do que nunca, nossos relacionamentos precisam ser revisados, seja no lar, no trabalho, na intimidade com Deus e até conosco mesmo.
Precisamos meditar dia a dia nas palavras do Salmo 34.14, que diz: “Quem amar a vida e viver dias felizes, não pague o mal com o mal. Pratique o que é bom. Busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”. As diferenças estão aí para que possamos aprender com elas. Precisamos aprender a conviver com elas, sermos promotores da reconciliação, defensores da justiça e da paz com todos os homens e mulheres, com os animais e com a criação. Somos os instrumentos que Deus quer usar para que o bom viver se faça presente em nosso mundo.
Só veremos os efeitos desse relacionamento sadio se primeiro aprendermos a semeá-lo e cultivá-lo ao nosso redor. Devemos procurar entender, perdoar, retirar as mágoas e viver em comunhão constante, e assim, fortalecidos, crescermos cada vez mais diante do nosso Deus.
Avaliemos o nosso viver pessoal, familiar, no trabalho e no social. Consideremos as condições dos nossos relacionamentos aqui na Universidade. Permitamos que a graça de Cristo nos enriqueça e, se necessário, “restaure” nosso relacionamento em todas as suas dimensões. Dessa forma, estaremos começando a experimentar o que Jesus sempre desejou para todos e todas: ter uma vida plena e em abundância, cf. João 10.10.
Que possamos viver dias melhores em nossa universidade e que os bons relacionamentos possam se fazer presentes em cada encontro.
Com o meu carinho, afeto e orações,
Rosane Oliveira - Agente da Pastoral