Tempo de descanso
1 “SENHOR, tu me sondas e me conheces.
2. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.
3. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. ”
(Salmo 139.1-3)
16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. ”
(Rm 8.16)
Estamos na semana de recesso na Universidade. Este é um tempo de descanso para os alunos (as) e também um tempo de estudo e preparação de trabalhos acadêmicos. O mesmo podemos afirmar em relação aos professores (as), estes (as) porém com o peso e a responsabilidade que a docência lhes impõe, através de tarefas que são cumpridas em casa e via internet.
O tempo de descanso nos faz lembrar da importância de ter e buscar a saúde física, emocional e espiritual. Os desafios pessoais, profissionais e acadêmicos devem ser vencidos a cada momento. Assim amadurecendo ideias de resoluções para o benefício de nossas vidas.
No calendário Litúrgico da Igreja, estávamos no tempo da Páscoa e deste modo uma notícia fez toda a diferença para nossa comunidade: somos filhos(as) amados(as) de Deus e ele nos ama incondicionalmente. Nada que possamos fazer fará com que Deus nos ame mais ou menos. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8).
Portanto, que possamos nos encher de novas esperanças e expectativas. Principalmente de resoluções. O recesso é uma oportunidade de avaliar o semestre, além de encaminhar e confirmar nossos compromissos. Que possamos celebrar a vida em todos os momentos, com a certeza e a convicção que Deus está conosco em todos os momentos.
Oração
Amado Deus, ajuda-nos a lembrar que somos teus filhos amados e que podemos espalhar esse amor a todos (as) os teus filhos (as). Em nome de Jesus. Amém.
Wesley Cardoso Teixeira
Pastoral Escolar e Universitária