Tempo de Epifania
No calendário litúrgico, estamos no tempo da "Epifania". É o tempo de celebrar a manifestação de Cristo aos seres humanos como Rei, Profeta e Salvador. É o Cristo prometido que se torna uma realidade na vida das pessoas. Encontro outros textos, no Antigo Testamento e no Novo Testamento, que ressaltam a realeza do Deus Menino, nascido em Belém, e que está entre nós, nos ajudando neste tempo que estamos com sua grandiosa obra.
Pensando no tempo, o encontramos no Antigo Testamento, no livro de Eclesiastes, em que se apresenta no momento exato, próprio, oportuno, favorável, que é o kairós de Deus. Ele está presente na história da humanidade.
E no tempo, e em tempo oportuno, o sábio já havia dito: “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”. (Eclesiastes 3:1).
Entende-se por meio do texto que Deus detém o controle de tudo e que todas as coisas estão em suas mãos.
Sentimos que o tempo passa muito rápido quando visualizamos o ano que se findou e já iniciamos outro.
Eu sei que muitos encontram-se em férias, aproveitando momentos de descanso, enquanto outras pessoas já retornaram as suas atividades, no percurso normal da vida, o que é importante para todos/as nós.
Muitos desafios têm nos alcançado e, assim, neste princípio de um novo ano, somos motivados a fazer planos, projetos e realizar muitos sonhos que temos. Sendo estes no decorrer dos próximos dias, semanas e meses.
O importante é caminharmos. É pensar na história e sua importância. E que Deus tem nos acompanhado e ajudado, e isso se dá pelo seu amor, cuidado e fidelidade. Ele anda conosco agora e em todos os momentos.
Sei que Deus nos ama e conhece todas as nossas situações existenciais.
Seja qual for o momento e situação que você está vivenciando, lembre-se que a fidelidade de Deus não muda, pois é Ele que renova e transforma a história de cada pessoa. Suas marcas de amor, paz e justiça, que se encontram dentro da história bíblica, neste tempo de Epifania estão próximas de nós.
Chegando no final de minha Pastoral, deixo com vocês a estrofe e refrão do hino "Tu és fiel":
Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste:
Pleno poder aos teus filhos darás.
Nunca mudaste: tu nunca faltaste:
Tal como eras, tu sempre serás.
Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor!
Dia após dia, com bênçãos sem fim,
Tua mercê me sustenta e me guarda.
Tu és fiel, Senhor, fiel a mim.
Desejo um ano repleto de realizações. Deus os abençoe.
Abraço Fraternal,
Reverenda Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastoral Universitária e Escolar/UMESP