Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Somos família, somos comunidade

Somos família, somos comunidade

O mês de maio é considerado o Mês da Família por muitos grupos, igrejas e instituições. Neste mês comemoramos o Dia das Mães, como já citado no texto da Pastoral do Rev. Hércules de Andrade Araújo e Rev.da Gladys Barbosa Gama. A data que referenda o tema, é o dia 15 de maio – Dia Internacional das Famílias 

O tema FAMÍLIA é desafiador e envolve muitos aspectos: o indivíduo, a família sanguínea (familiares e parentes), a família da fé, os grupos e instituições sociais e por que não dizer a “família” da Comunidade Universitária e Escolar Metodista. Quando incluímos a família da “Metodista” (Universidade e Colégio), consideramos que passamos um tempo considerável junto com nossos colegas de trabalho e alunos(as), fazendo deste cotidiano uma família/comunidade que precisa ser fortalecida com laços de amor, respeito, paciência, educação bem parecidos com o que experimentamos em nosso núcleo familiar.

Quando olhamos o exemplo de vida e o ministério de Jesus Cristo, aprendemos romper as barreiras que nos separam e passamos a pensar a família a partir de um conceito amplo e inclusivo. Certa vez, enquanto ensinava, Jesus recebeu a visita de sua mãe e seus irmãos (Marcos 3.31-35) e, ao ser interrompido, disse: “qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe” (v.35). Os desafios de relacionamento com a nossa família e com o nosso próximo dependem da maneira como nos portamos.

O apóstolo Paulo usa a imagem do corpo para fazer uma analogia à Igreja (1 Co 12.12-27). Ele enfatiza a importância da unidade e comunhão, visando um fim e bem comum. Para Paulo, a Igreja precisa ser unida visando o sustento, a proteção e a educação para a vida comunitária. Do mesmo modo, nós precisamos de unidade e comunhão para cumprir nossa tarefa laboral e educacional, proporcionando um ambiente comunitário e “familiar” nos campus da Universidade e Colégios Metodistas.

Quando o apóstolo Paulo afirma que somos parte de um corpo, entende-se que existe uma mútua dependência dos diferentes membros. No cotidiano e vida familiar e comunitária existem muitos desafios a serem superados: o egoísmo, preconceitos, arrogância, divisões, etc. Para ser “comunidade/ família”, precisamos vencer nossas limitações e produzir os “frutos” ou buscar as virtudes: amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio, citadas pelo apóstolo Paulo em sua Epístola aos Gálatas 5.22-23.

“Somos família, somos comunidade” escolar e universitária! Isto é um fato. Agora precisamos ter esta consciência e nos ajustar, em amor e respeito, permitindo que Deus atue em nossas vidas proporcionando a comunhão e unidade.

Queremos ser uma FAMÍLIA, UM CORPO/FAMÍLIA, COMUNIDADE/FAMÍLIA abençoada por Deus.

“Uma família vivendo o compromisso
do grande amor de Cristo
Eu preciso de ti,querido irmão
Precioso és para mim, querido irmão”.
(Grupo Frutos do Espírito)

Rev. Wesley Cardoso Teixeira.
Pastoral Escolar e Universitária - UMESP

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30