No dia 07 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil. Muitos de nós, brasileiros (as), estudamos sobre esta data na escola, cantamos o Hino da Independência, contemplamos imagens de D. Pedro sobre seu cavalo triunfante e, até mesmo, decoramos a fala da liberdade:"Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou Morte!". (D. Pedro I em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga)
Esse é um dos capítulos da história oficial que nos contaram, mas hoje sabemos que a história verdadeira não ocorreu bem assim. O fato é que, no dia 07 de setembro comemoramos o Dia da nossa Pátria! O nosso Brasil!
Quando pensamos em Brasil, temos orgulho desta terra imensa e linda! Belas paisagens, praias lindíssimas, terra boa de plantar e colher. É a nossa terra! Mas também, sentimos, como muitos brasileiros/as, vergonha e lamentamos a falta de caráter e de valores éticos e morais dos nossos políticos. A corrupção tomou e toma conta de quase tudo aqui! Reinam o medo e a insegurança diante da violência que nos assusta e nos mata. Sentimos desânimo e temos a impressão de que as coisas por aqui não vão melhorar.
Então, sinceramente, parece-nos estranho comemorar o dia da pátria, precisamos melhorar muito para poder estufar o peito e celebrar com orgulho o dia do nosso país, mas, na contramão, há algo que o povo brasileiro tem de sobra, a fé! A fé não nos deixa parar, leva-nos a gritar e a clamar um basta! A fé num tempo melhor nos empurra às urnas com desejo de mudança e nos leva a denunciar as injustiças.
Segundo versículo bíblico de Hebreus 11.1, “[...] a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver”. Hoje, diante do quadro desanimador que temos, pedimos a Deus que nos fortaleça para continuarmos a crer, confiar e, mais do que isso, que Ele nos impulsione a agir, em nosso dia, em nossa casa, bairro, cidade... onde estivermos para a construção de um Brasil melhor.
Minha terra
Minha terra tem cores, tem cantos,
Tem belezas e encantos.
Minha terra é gigante, é amada.
Terra boa e fértil, de riquezas recheada.
Chapadas, rios, florestas e mares,
Cânions, serras, esplendor em tantos lugares.
O coração bate mais forte,
Quando penso neste Brasil, de Sul a Norte.
Terra de gente boa, de um povo que sorri,
Apesar das lutas que tem por aqui.
Grande Brasil! Que em toda sua extensão,
Deus lhe segure em Sua poderosa mão.
Elaine Cezar da Silva