Reflexão da Pastoral: Não desista!
A Equipe de Pastoral Escolar e Universitária procura acompanhar a vida escolar e acadêmica do Colégio e da Universidade Metodista na perspectiva bíblica e principalmente do anúncio e aplicação do Evangelho na vida cotidiana. Esta foi uma das ênfases de Jesus Cristo, quando iniciou seu ministério pastoral.
A Pastoral viu na realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, uma oportunidade de refletir sobre a realização “competição” mundial, que ao mesmo tempo gera uma “comunhão” das nações a partir da prática esportiva. Por isso, o tema escolhido foi: “Jesus, uma confraternização para a vida”.
A Pastoral também adquiriu e distribuiu nos setores da Universidade e Colégio Metodista uma edição extra do Devocional “No Cenáculo” - Olimpíada 2016. Este exemplar contém relatos, reflexões e mensagens inspiradoras de pessoas que remetem ou citam várias experiências de fé a partir de situações cotidianas ou exemplos de personagens que participam ou já participaram de jogos ou olimpíadas.
A mensagem do 18º dia, página 42 deste “No Cenáculo”, tem como tema “o campeão e o vencedor” e foi escrita pelo prof. Moisés A. Coppe. Nesta mensagem, o escritor descreve a diferença entre ser campeão e ser vencedor, apontando o exemplo do maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que liderava sua prova nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. E, após ser agarrado por uma pessoa que assistia à competição, voltou para a prova e conquistou a medalha de bronze.
Após esta conquista, o COI (Comitê Olímpico Internacional) o condecorou com a Medalha “Pierre de Coubertin”, que destaca atletas que competem ou completam suas provas, apesar de serem atrapalhados por fatores externos.
Cito o exemplo e destaco esta mensagem, porque na última sexta-feira, dia 5 de agosto, no momento de Abertura Oficial dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, mais uma vez, o exemplo deste atleta brasileiro foi reconhecido, ao ser escolhido para acender a pira Olímpica na Cerimônia realizada no Estádio Maracanã.
Que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Brasil sejam uma oportunidade de aprendizado para a confraternização entre as nações, e ao mesmo tempo, sirva de motivação frente aos desafios e empecilhos que porventura apareçam na jornada de nossas vidas.
Wesley Cardoso Teixeira – PASTORAL