Quaresma, tempo de reflexão
Há um tempo comprei um belo arranjo de flores para alegrar e embelezar o ambiente da minha casa. Quem aprecia o cultivo, gosta de ter flores em casa e sentir seu perfume, sabe bem o que estou falando. Numa manhã, eu passei já apressada, mas observei que elas estavam se inclinando e perdendo sua beleza.
Minha primeira ação foi passar direto, pois estava com muita pressa. Mas o bom foi que eu voltei e vi, numa simples atitude, que a terra estava ficando seca. Peguei um jarro d’água e molhei a terra, sabendo que duraria mais tempo para embelezar e dar cor ao ambiente.
Depois deste episódio, lendo a passagem em que Jesus diz ser a água da vida, pude refletir que em alguns momentos em nossos relacionamentos é assim também. Seja no relacionamento com Deus ou com o próximo.
Muitas vezes voltados a nós mesmos, distraídos e ansiosos, não percebemos que tais atitudes simples nos trazem satisfação, mudam o nosso olhar e o nosso dia. Um simples gesto em determinado momento faz diferença e nos faz florescer.
Será que em alguns momentos de dificuldade, nos assemelhamos ao relato do vaso de flores? Lembrei-me das palavras de Jesus. Ele é a própria vida e dá sentido a ela. É muito bom quando aceitamos esta água oferecida pelo mestre Jesus para regar a terra. Ele nos oferece água para saciar a nossa sede, renovar as mentes e corações com a fé em tempos difíceis.
Estamos no tempo da Quaresma, que é um período do ano do calendário litúrgico que antecede a Páscoa. Este é um momento de reflexão no qual Deus em Cristo Jesus mudou a história da humanidade.
Com carinho, Pastoral.
Reverenda Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastoral Universitária e Escolar/UMESP