Quaresma é tempo de introspecção e sonhos!
É tempo de Quaresma no calendário cristão. Este tempo sugere na vida e na caminhada da Igreja Cristã uma reflexão sobre o coração, sobre arrependimento e sobre transformação. Este é o tempo de introspecção, de reclusão e até de experimentar uma certa tristeza relacionada a este quebrantamento pessoal. Rubem Alves explica que esta tristeza é “uma tristeza que vem de Deus: um sentimento que produz mudança, movimento, superação, transformação, produz vida. É tristeza que não patina nas culpas, mas avança na responsabilidade. Tristeza de parturiente, que traz a esperança e o futuro no ventre”. Este tempo é controverso, porque ficamos tristes e ao mesmo tempo alegres pela experiência de esperar pela ressurreição de Jesus.
Muitas pessoas têm dificuldade para entender a quaresma. Muitas igrejas fogem em colocar em seu altar as cores roxa ou lilás. Muitos olham esse tempo do calendário litúrgico e querem entender verdadeiramente o que está acontecendo. Querem compreender como é possível falar de tristeza na presença de Deus! Não faz sentido! As pessoas dizem que na presença de Deus precisamos estar alegres! Por quê? Por que esta tristeza? Por que esta contrição? Por que precisamos falar nisso?
Nessa experiência ressalto a importância de se explicar o tempo litúrgico na vida da igreja, tão esquecido nos dias atuais. Entender esse tempo e esta relação do tempo da quaresma e a vida na presença de Deus, se faz necessário!
Não podemos simplesmente dizer frases prontas e muito menos aquelas explicações que dizem que “as coisas são assim” e “depois a gente conversa”. Esse tempo precisa fazer sentido de verdade, porque a verdadeira experiência de fé é aquela que faz sentido, que se pode vivê-la, que se entende na mente e no coração.
O tempo de quaresma é um tempo de cultivar e fortalecer os sonhos. O tempo de quaresma é viver e experienciar um tempo de sonho constante e esperar que este tempo nos fortaleça para as mudanças que estão por chegar. Sonhar com algo melhor e especial é crescer na presença de Deus. É sentir uma profunda transformação no coração e perceber que esta transformação é maravilhosa porque nos fortalece e nos anima.
Alunos, alunas, funcionários da Universidade Metodista, quero te convidar a viver este tempo comigo: tenha sonhos quaresmeiros! Sonhos abençoados por Deus. Sonhos formulados pela restauração que Deus poderá fazer no seu coração e você verá como o fortalecimento e a esperança poderão brotar em seu coração nesse tempo de quaresma. Sonhe bastante!
Deus abençoe seus sonhos!
Com meu carinho, Pastoral Escolar e Universitária
(Adaptado de Ana Carolina C. Alves)