Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Professores marcam vidas

Professores marcam vidas

Rm. 12,06-07. “tendo, porém diferentes dons segundo a graça que nos foi dada...” , “... o que ensina esmere-se no fazê-lo.”

Mt. 07,28 e 29. ”Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.”

Tenho acompanhado o dia a dia do ambiente escolar e participado de vários momentos de reuniões, encontro com os pais, resolução de problemas relacionais de alunos, comemorações e formaturas. Todos estes momentos tem a sua peculiaridade especial, mas de todos o que me deixa sempre muito feliz são as formaturas. Neste momento fica clara a força do relacionamento entre professores/as com seus alunos/as. Por parte dos alunos, há manifestações de carinho, reconhecimento do relacionamento em toda a caminhada e dos momentos marcantes que estarão pra sempre gravados nos seu corações. Por parte dos professores vejo um misto de sentimentos. Alegria, realização, lembranças e gratidão, pois eles percebem que marcaram muitas vidas não apenas com o conteúdo ensinado, mas como a sua própria forma de ser e agir.

Separei dois textos bíblicos acima citados que refletem bem este relacionamento de professor e aluno. O primeiro, Romanos 12, fala do dom de ensinar. Para ser um professor não basta ter domínio do conteúdo, é preciso se esmerar no trabalho de passar seu conhecimento às pessoas, no comunicar o conteúdo de uma matéria de forma que um aluno possa perceber guardar e reproduzir quando for necessário. Esta ação é um dom que vem de Deus. Já o texto de Mateus 07, mostra Jesus na sua atividade docente. Todos que os ouvia tiveram a mesma impressão: Ele era um professor diferente, pois ensinava como quem tem “autoridade” e não como os escribas. Para entendermos a observação dos que ouviam Jesus, é necessário entender a realidade do ensino na época. Os professores da época, escribas, fariseus, rabinos, eram autoridades religiosas, vistas como superiores as pessoas comuns e esta visão era fortalecida pela postura destas mesmas autoridades no relacionamento com o povo. Mas Jesus, não havia se formado em nenhuma escola rabínica da época. Não era associado a nenhum dos grupos de professores da época. Mas quando ensinava não apenas tinha segurança do que falava como também se misturava com o povo e não fazia descriminação dos que podiam aprender ou não. Todos que se aproximassem, teriam a oportunidade de ouvir e aprender. Esta postura chamava a atenção do povo e por isso todos ficavam admirados e quando o ouviam se surpreendiam mais ainda, pois oque Jesus falava era fundamental para a vida deles, fazia todo o sentido.

O professor é um profissional como qualquer outro. Trabalha para sobreviver, construir sua vida e para tanto deve ter o seu sustento justo e garantido de forma que possa investir em si mesmo e dar direção aos seus sonhos e planos. Mas soma-se a este profissional a oportunidade de ser mais que um profissional e sim um parceiro um colaborador, uma pessoa que vai marcar a vida de muitas outras pessoas ao longo do exercício do magistério. 

A você professor, que tem o dom de ensinar e de se envolver com as pessoas em uma relação de responsabilidade e amor, minhas orações são para que Deus continue abençoando e dando sabedoria a todos neste importante ministério. 

Feliz dia do professor !
Pr. Hércules Araujo

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30