Porque não havia lugar para eles na hospedaria
Você sabia que no Domingo passado, dia vinte e sete de Novembro, iniciamos o período chamado de Advento!
E no latim, a palavra Adventus é um tempo que antecede o Natal. É momento de recordar a dimensão histórica da Salvação e refletir sobre estes dias, antes do nascimento de Jesus.
E, pensando no nascimento, recordei-me dá leitura que fiz no Evangelho de Lucas, no seu capítulo de número dois, que apresenta a nós o cumprimento da palavra de Deus. O evangelista Lucas relata, dentro de um contexto, a movimentação que ocorreu naquele período.
Na época em que Jesus estava para nascer, Israel se encontrava sob o domínio de Roma e o Imperador Romano, Cesar Augusto, decretou uma Lei ordenando o recenseamento nas províncias. José, que era nascido em Belém, viajou com Maria para o cumprimento da determinação estabelecida e, chegando na cidade, à encontraram muito cheia.
Conforme o que o texto bíblico nos relata: “E deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”. Lucas 2.7.
Com a leitura desse verso, aprendo muitas lições, inclusive sobre o amor e a humildade. É muito bom guardar dentro do coração essas histórias; que nos ajudam em nossas experiências ao longo da vida; que nos tornam mais sensíveis aos acontecimentos da história do Natal, com belíssimas lições, onde nos alegramos, choramos, admiramos e nos emocionamos.
Enfim, estamos a caminho de mais um Natal, um momento oportuno de reflexão, então, deixo uma pergunta para você: Há lugar em seu coração para o menino Jesus nascer?
Deus abençoe,
Com carinho, Pastoral
Reverenda Angela Balbastro Ribeiro