Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Páscoa é recomeço

Páscoa é recomeço

João 20. 1-31

Ao celebrarmos a ressurreição de Jesus, somos desafiados/as a observar a grande obra da salvação, a vitória sobre a morte, o triunfo do Cristo como um evento que foi acontecendo em riquezas de detalhes narrados pelo evangelista João, e não como um evento instantâneo, em que simplesmente a pedra se remove para a saída de Jesus.

A ressurreição de Cristo deve gerar em nós uma sensibilidade para perceber as manifestações da graça de Deus na vida do ser humano, que culmina no desenvolvimento e fortalecimento da fé. O evangelista João vai, aos poucos, sinalizando o mover de Deus, em ações e acontecimentos que mexem com o ser humano na sua integridade. Logo de madrugada, Maria Madalena moveu-se em direção ao sepulcro, possivelmente enfrentando dificuldades, como o medo, a tristeza e até a escuridão, mas, após vencer esses sentimentos, ela pode ver que a pedra estava removida, e que isso era só o começo. Ela pode compartilhar essa notícia com Pedro e outro discípulo, que foram ao sepulcro correndo, viram os lençóis e o lenço deixado em lugar à parte.

Maria, em meio ao choro, abaixou-se do lado de fora do túmulo, olhou pra dentro e viu dois anjos vestidos de branco sentados no lugar onde estivera o corpo de Jesus. Em meio ao choro e as dúvidas, ela ouviu: Maria! Reconheceu a voz do mestre e saiu a anunciar aos demais discípulos: vi o Senhor!

No final daquele dia, estavam os discípulos trancados, com medo, mas Jesus se colocou entre eles e disse: "Paz seja convosco!", mas os discípulos só se alegraram ao verem as mãos e o lado, e puderam crer. Tomé teve dificuldade para crer, duvidou a princípio, mas Jesus foi paciente, e disse: “Porque me viste crestes. Bem-aventurados os que não viram e creram!

Assim somos nós, temos dificuldade para crer, mas nossa fé vai progredindo gradativamente ao observarmos os sinais da ressurreição: enfrentar o medo, a tristeza e a escuridão; perceber os lençóis e o lenço, sem o corpo; ouvir o mestre chamar pelo nosso nome; perceber Jesus dizendo “Paz seja convosco”, mesmo quando estamos trancados em nossos temores nos ajuda a recomeçar. Que possamos ouvir hoje, o mestre chamando nosso nome: Rosane, Ana, Claudia, Luciana, Elaine, João, Pedro, Marcos, Marcio e tantos outros nomes.

O progresso na fé acontece pelo ouvir, ver, sentir, falar, tocar, enfim, pelas manifestações graduadas que o Espírito Santo opera em nosso ser. A fé no ressuscitado pode e precisa crescer. É um processo a ser construído, de forma comunitária, realizando a missão por amor, pois Ele ressuscitou!

Feliz Recomeço! Feliz Páscoa! Com meu carinho e orações.
Profª Rosane Oliveira – Agente da Pastora

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30