Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Páscoa: caminhando, mancando e passando

Páscoa: caminhando, mancando e passando

Para compreender melhor a festividade pascal é importante revisar o que está escrito em Lucas 22.14-16: “Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus".

A expressão Páscoa significa literalmente “mancar” e “passagem”. Por mais estranho que pareça, há uma lição muito interessante oferecida por este termo. Na leitura do livro de Êxodo constata-se que o povo da Bíblia cativo no Egito estava enfraquecido, cansado, limitado e oprimido. Em outras palavras, vivia “mancando”. Apesar disso, Deus entra na história e liberta da escravidão este grupo de pessoas. Elas experimentam a passagem de uma situação difícil para outra realidade. Enquanto mancavam, o Senhor esteve ao lado deles/as e apesar de ”mancarem” Deus lhes concedeu a libertação. Daí vem a origem da Páscoa Judaica.

Muito tempo depois, Jesus Cristo, por ocasião da Páscoa Judaica que seria celebrada na cidade de Jerusalém, reúne os(as) seus(suas) discípulos(as) para festejar este momento e se despedir deles(as). Ali Jesus reafirma que, antes daquele encontro, ele também passou por momentos ruins e, em breve, sofreria ainda mais. No entanto, Deus esteve com ele apesar de “mancar” e lhe ajudaria a “passar” pelo momento mais duro de sua vida, isto é, enfrentar a morte na cruz para depois ressurgir. Esta “passagem” de Cristo permitiria com que toda a humanidade pudesse superar suas debilidades Nele e adentrarem ao Reino dos Céus. Desta data em diante, constituiu-se a Páscoa Cristã.

Enfim, quando você estiver festejando a Páscoa não se esqueça de agradecer a Deus por ter o privilégio de caminhar, de ser amparado(a) quando “manca” e de contemplar a passagem que Jesus Cristo lhe concede daqui até a eternidade. Que você não tenha apenas uma Feliz Páscoa, mas que a felicidade proporcionada pela Páscoa de Jesus Cristo faça com que os seus dias sejam felizes para sempre.

Edemir Antunes
Agente da Pastoral

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30