Ontem foi Dia do Abraço e amanhã será o dia 24 de maio: Dia do Coração Aquecido!
Por que necessitamos comemorar datas? Acho que é para lembrar de algo importante e que muitas vezes fica no esquecimento das pessoas. Por isso, gostaria de te convidar a lembrar de ontem: quantos abraços você deu e recebeu? Recebi um texto no Watts de uma amiga que dizia: “aproxime-se mais... Tente sentir do que o abraço é capaz. Quando bem apertado, ele ampara tristezas, combate incertezas, sustenta lágrimas, põe nostalgia de lado. É até capaz de diminuir o medo. Se for cheio de ternura, ele guarda segredos e jura cumplicidade. Um abraço amigo de verdade divide alegrias e fica feliz em comemorar, o que quer que seja... Abraços são pequenas orações de fé, de força e energia (não conheço o autor)”. Abrace muito hoje! Não espere chegar 2017 para se lembrar desse ato tão importante em nossas vidas.
Amanhã para os metodistas é o dia do Coração Aquecido, experiência de John Wesley. E ouvimos muitas pessoas dizerem: Precisamos de corações em chamas? Será? Se sim, para quais finalidades?
“Penso que precisamos de corações ardendo e este ardor deve aquecer corações, talvez, congelados pelo ódio que há no meio do povo. Ardendo com o desejo de descongelar a crescente falta de ética na política, na religiosidade, nas instituições.
Desejo de quebrar o gelo existente na humanidade gerado pela cobiça, pelo individualismo, o egocentrismo que estão presentes na sociedade contemporânea. Ardam corações! E que este queimar faça destilar no meio do povo chamado metodista uma paixão por vidas e não por métodos, metas ou propósitos. Que destile o queimar dos corações a seiva de respeito pelo passado, o amor pelo presente e a esperança pelo futuro. Ardam corações! E, se tudo que arde cura, como afirmava o ditado popular, venha arder e curar feridas, mágoas, rancores. E que o ardor junte peças, ossos, faça corpo, una! Que esta chama, milagrosamente, traga refrigério, alívio, para o povo sofrido e já queimado pelas desventuras da vida” (escrito pelo Revdo Edvaldo Oliveira).
Convido a todos vocês que estão lendo esse texto a abraçarem muito, em todo tempo, todas as pessoas e também te convido a pedir ao nosso Deus que aqueça o seu coração, para que a justiça e a solidariedade se faça presente para TODAS as pessoas que cruzarem o seu caminho, não importando a sua cor, crença, partido político ou posição intelectual e social.
Receba o meu abraço, bem apertado, e sinta o meu coração batendo junto ao seu e dizendo: te amo meu amigo e minha amiga de caminhada aqui na Universidade Metodista de São Paulo, oro sempre por você.
Rosane Oliveira - Agente da Pastoral Universitária