O grande mar da vida
Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos para o outro lado".
Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam.
Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este ia se enchendo de água.
Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?"
Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se!"
O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.
Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo?
Ainda não têm fé?"
Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
Marcos 4. 34 a 41
Algumas experiências que vivemos em nossa infância nos marcam por toda vida.Eu me lembro perfeitamente da minha mãe cantando para mim, com sua voz forte e afinada, uma música que tinha a seguinte letra: “Com Cristo no barco tudo vai muito bem, vai muito bem, vai muito bem! Com Cristo no barco tudo vai muito bem e passa o temporal...”
Na minha cabecinha de criança, eu não entendia muito bem a letra dessa música, mas, mesmo em tenra idade, uma grande e verdadeira lição eu aprendi com ela: se Cristo estivesse comigo, tudo ficaria bem! Hoje, adulta, percebo claramente que já enfrentei temporais e, com um sorriso no rosto, afirmo: Cristo esteve comigo e, incrivelmente, tudo ficou bem!
No grande mar da vida, nós navegamos e desfrutamos de dias com sol, calmaria, mas também nos deparamos com ondas gigantes, vendavais e tempestades que desejam nos engolir. O texto bíblico acima nos mostra que estamos susceptíveis a vendavais em nossa caminhada.
Ventos e tempestades fazem e farão parte da vida do ser humano, inclusive dos que caminham e confiam em Deus. Dificuldades, tristezas, doenças, perdas, frustrações...Enfim, estamos no mundo e por isso estamos sujeitos às dificuldades e lutas, porém, há Alguém muito especial que está conosco, que está dentro do barco com a gente. Seu nome é Jesus! Por vezes, esquecido... adormecido lá no fundo, na popa do barco, quietinho... Mas Ele está ali!
Se a tempestade chegar e o medo crescer, basta chamá-lo. Aquele que tem o poder de aquietar o vendaval que nos oprime está e estará sempre conosco!
Muitas vezes o vento e o mar enfurecidos podem ser uma circunstância em nossa vida que nos devora a paz. Então clamamos por socorro e Ele se levanta com seu poder para acalmar o furor.
Por vezes, o vendaval pode ser algo interno, dentro de nós mesmos, como um coração angustiado ou uma mente ansiosa... Este mesmo Jesus que nos conhece tem o poder de nos trazer a paz.
Enfim, as tempestades podem chegar e nos paralisar, enchendo-nos de pavor. Mas não podemos esquecer nunca de que não estamos sozinhos. Jesus está conosco, no mesmo barco!
Dele virá o nosso socorro, Dele virá a paz e bonança - Tempo tranquilo com vento e mar calmos, serenos. Calmaria; sossego que aparece após um período conturbado.
O mar é imenso e profundo, mas não é maior que o amor de Deus!
O mar é rico em vida, mas não mais rico do que a vida que Cristo nos oferece.
O mar tem ondas gigantes, mas nada que supere o poder do grande autor da vida
e seu filho Jesus.
É com Eles que navegamos!
Elaine Cezar
Agente da Pastoral