O Deus sempre presente
Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste(...). Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. (...) Ó Deus como é difícil entender os teus pensamentos! E eles são tantos! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Quando acordo ainda estou contigo” (Salmo 139,13-18)
O salmo 139 é uma oração de louvor e ação de graças que humildemente dá sentido ao conhecimento que Deus tem de nós. Ele nos ajuda a compreender mais claramente quão íntima é a presença de Deus conosco.
O salmista proclama que Deus o criou com infinito cuidado e o formou em divina semelhança. Aqui e em Hebreus 4,13, o escritor confessa a sabedoria de Deus, que conhece as atitudes e pensamentos do coração. Deus está tão intimamente presente que nada podemos lhe esconder.
Para algumas pessoas, este pensamento pode ser assustador, porque pode projetar um Deus sempre atento, que inspeciona e se lembra de tudo que dizemos ou fazemos. Por outro lado, a certeza da presença de Deus pode ser uma alegria, porque sublinha o Seu cuidado por nós. O reconhecimento deste Deus que está dentro de nós, alimentando-nos, e fora de nós, desafiando-nos, ao sermos envolvidos pelo amor, pode nos guiar à grandiosidade ao vivermos a vida plena e intensamente.
Assim como o salmista, visualize Deus presente à sua concepção e ao seu nascimento, alegre e satisfeito com a criação que está se concretizando. Você sente a intensidade deste prazer, desta alegria, deste amor? Você ama a si mesmo como Deus o ama?
Às vezes é difícil vermo-nos como Deus nos vê, amarmo-nos como Deus nos ama. De alguma forma, aprendemos a temê-lo, ao invés de nos sentirmos seguros na Sua presença. Amarmo-nos como Deus nos ama significa aprender a confiar que o Deus que nos criou é aquele que nunca nos deixará.
Relembro a fala/oração de João Wesley, que nos toca de forma indizível e inexplicável: “O melhor de tudo é que Deus está (esteve e estará) conosco”. Nós desejamos que durante as férias e em todos os dias de nossas vidas, Deus esteja presente.
Revda Elena Alves Silva