Nota de esclarecimento sobre a festa de “Corpus Christi”
Para efeitos didáticos, seis grandes grupos cristãos não católicos herdeiros das Reformas Religiosas do século XVI na Europa compõem o que convencionalmente chamou-se de protestantismo. Esses atendem pelos nomes de Igreja Luterana, Igreja Presbiteriana, Igreja Anglicana, Igreja Metodista, Igreja Congregacional e Igreja Batista.
Na tradição protestante, durante a celebração da Ceia do Senhor ou Eucaristia traz-se à memória o ensino de Jesus Cristo de que a Igreja não poderia se esquecer que Ele entregou o seu corpo e sangue na cruz por toda a humanidade a fim de redimi-la e reconectá-la com Deus.
Desta maneira, este ato celebrativo visa rememorar o sacrifício de Cristo com a ingestão de um pedaço de pão e um pouco de suco da uva.
Já no catolicismo, por instituição do Papa Urbano IV em 1264, além do ato eucarístico comumente realizado em todas as celebrações cúlticas, foi determinado um dia para festejar o Corpo de Cristo – Corpus Christi ou Corpus Domini – vivo e presente no pão e suco da Ceia. Este evento estava previsto para ocorrer na quinta-feira da Semana Santa, no entanto, a sua realização oficial passou a acontecer na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
Entre os protestantes, a última Ceia de Jesus com os seus discípulos é lembrada na Semana Santa e no catolicismo aguarda-se o domingo de Pentecostes e o subsequente domingo da Ressurreição para que na quinta-feira a grande festa do Corpo de Cristo se realize.
A principal diferença entre católicos e protestantes se coloca sobre a interpretação da Eucaristia. Para os primeiros, o pão e o suco se transformam misteriosamente em Corpo e Sangue de Cristo, e, para os segundos, trata-se apenas de um memorial, ou seja, uma lembrança. E a outra divergência entre os dois grupos cristãos é que, no catolicismo, o pão é servido para os membros da igreja e o suco é tomado apenas pelo líder religioso, o clérigo.
Uma vez que o protestantismo não se orienta pelas decisões da Igreja Católica e existem dois posicionamentos diferentes com relação à Ceia do Senhor, as Igrejas Protestantes realizam a Eucaristia exclusivamente como memorial e quatro comunidades específicas – Presbiteriana, Metodista, Congregacional e Batista – não celebram a festa de Corpus Christi. No Anglicanismo e Luteranismo, a celebração do “Corpo de Cristo” é praticada com significado protestante.