Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Mas o justo viverá da fé

Mas o justo viverá da fé

“Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: MAS O JUSTO VIVERÁ DA FÉ”. Romanos 1. 16-17

No dia 31 de outubro de 1517, o monge Martinho Lutero, não satisfeito com os acontecimentos em sua Igreja, publicou suas 95 teses na porta de sua Igreja. Teses essas elaboradas com muito estudo e meditação na Palavra de Deus.

Lutero buscava melhorar sua própria Igreja, pois via que os ensinamentos que estavam acontecendo se distanciavam da Palavra de Deus. Em outras palavras, o que ocorria estava distante do que estava escrito na Palavra. Ele era um estudioso e quanto mais estudava, mais via que se distanciavam das verdades bíblicas.

Então ele buscou, mesmo sendo perseguido, dar notícia daquilo que pensava que necessitava de mudança.

Conhecemos a história; na época seus ensinamentos não foram aceitos, o que causou ruptura em sua Igreja por se formar uma outra, mesmo contra a gosto de Lutero.
Cabe então uma pergunta: por que lembrar dessa data em nossos dias? Será que ainda é importante esse tema?

Acredito que esse tema seja tão atual hoje como foi quando do inconformismo de Martinho Lutero. Basta olharmos ao nosso redor para vermos quantas e quantas coisas necessitam de uma boa reforma.

Olhando a nossa sociedade percebemos a falta de valores morais e éticos que vivemos: a vida que vale menos do que qualquer coisa; mata-se apenas por não concordar com nossos pensamentos; famílias que se fazem e desfazem sem nenhum vínculo de afetividade.

Na política, ao lermos ou vermos os jornais, o que vemos são escândalos e mais escândalos, que de tão corriqueiros nem prestamos mais atenção. A corrupção é motivo de piada e aumenta cada vez mais, não apenas nos altos escalões, mas também em pequenas atitudes do nosso dia a dia.

E se continuarmos a elencar as coisas que precisam de mudanças o texto seria muito longo.

O fato é que muitos aspectos da vida tanto pessoal, familiar, educacional, social e etc, precisam de reformas importantes e urgentes. Precisamos de “Martinhos Luteros” com coragem para afixar em muitas portas não apenas 95, mas milhares de teses para que nossa sociedade acorde para as reformas que se fazem necessárias.

O texto de Paulo citado acima ajuda a pensar que a salvação é para todos aqueles que creem e que através da fé podemos olhar com outros olhos para o que está acontecendo a nossa volta. E, assim, iniciarmos um movimento de proclamação destas verdades que ajudaram a começarmos uma reforma tal que começaremos a sentir aqui e agora as delícias do Reino de Deus.

Somos convidados e convidadas a participarmos desta mudança. Não fique parado em seu cantinho, assuma uma atitude de mudança por mínima que seja. Tenho certeza que ela contaminará outros e em breve veremos grandes mudanças acontecerem em nosso meio.

Paulo afirmou e cremos nisto: O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ. Tenha fé e mude. As coisas poderão ser melhores, experimente.

Que Deus abençoe a todos e todas!

Revda. Gladys Barbosa Gama
Coordenadora da Pastoral

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30