Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Levantar

Levantar

“Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e lhe direi”...
Lucas 15, 11-32

 

Desde muito cedo e ao longo da nossa vida ouvimos e contamos várias histórias, reflexões, estórias infantis, contos, parábolas, muitas delas nos acompanham ao longo da nossa vida, trazendo ensinamentos profundos e marcantes.

Pensando nas Parábolas, eu encontro na Bíblia, no Novo Testamento, muitas sendo contadas por Jesus, com a finalidade de ajudar o povo a entender os seus ensinamentos. Dentre elas, encontramos a do Filho Pródigo, em que o cenário desta Parábola se dá com o filho que chega até seu pai e decide ir embora pedindo sua parte da herança. E na continuidade da Parábola, a atitude do pai é de aceitação e respeito, colocando em suas mãos tudo que lhe pertence por direito de herança. 

Mas ao passar o tempo, o que notamos na Parábola são momentos de muitas dificuldades e tristezas no caminho do filho que se encontrava longe.

Durante o caminho, provavelmente a atitude deste filho tenha sido tomada porque não percebeu que, enquanto estava perto do seu pai, ele o aconselhava, cuidava do seu bem-estar, o ensinava e assim demonstrava todo seu carinho e seu amor, protegendo-o sem muitas vezes ele se dar conta.

E interessante que no decorrer dos dias e nos momentos que ele se encontrava sozinho por opção, começaria a vir sobre ele situações que tirariam a alegria e a vontade de continuar.

Mas a Parábola que Jesus contou não termina desta forma e sim o filho recorda e reconhece que não agiu corretamente e volta para se retratar com seu pai que o recebe e o aceita de volta.

A vida cristã é dinâmica e chamamos Deus de “Pai”, à aceitação da vontade de Deus é essencial, pois diariamente tomamos decisões que traz suas consequências seja qual for.

Por isso, é tão importante buscar a Deus no nosso dia a dia, para que em momentos semelhantes, se encontre a coragem e fé para continuar na sua presença ou quando necessário voltar.

Que alegria é saber que Deus nos aceita da forma que somos, há sempre a possibilidade, assim este filho deu a importância de voltar, e sua decisão trouxe a ele novamente a vida; o filho que decidiu voltar não é o mesmo que saiu, este filho que volta em obediência e respeito, ele volta disposto em contribuir com o trabalho e as tarefas da casa de seu pai, ele volta com humildade e simplicidade, amando seu pai e recebendo seu amor e perdão.

Um Abraço Fraterno,
Reverenda Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastoral Universitária e Escolar

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30