Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Gratidão

Gratidão

Leia: Lucas 17.11-19

Chegamos ao final de mais um semestre na Universidade Metodista. Ao finalizar as atividades acadêmicas, os(as) professores(as) e alunos(as) podem dizer: "Obrigado(a), Senhor!". A gratidão precisa fazer parte de nossas vidas e saber agradecer é uma virtude a ser alcançada.

O livro de Salmos contém vários textos de gratidão a Deus. São poesias belíssimas como o Salmo 100 e 136. No Novo Testamento temos um relato que serve de exemplo de gratidão: trata-se da história da cura de 10 leprosos (Lucas 17.11-10). O evangelista Lucas relata que Jesus estava a caminho de Jerusalém e passou na região da Samaria e Galileia quando foi surpreendido por dez leprosos que gritaram: “ Mestre, compadece-te de nós!”.

O texto continua com o pedido de Jesus para que eles se apresentassem aos sacerdotes (conforme Levítico 14.1-32) e desta forma, descreve-se a cura daqueles homens. A questão que o texto aborda é o fato de apenas um ter voltado para agradecer a Jesus (Lucas 17.16), e este era estrangeiro. Nas palavras finais de Jesus, lê-se afirmação: “tua fé te salvou”.

Deste texto podemos aprender algumas lições:

1) Obediência: A iniciativa de obedecer ao pedido de Jesus foi fundamental para a cura. Eles tiveram a coragem de gritar por socorro e a iniciativa de se apresentarem aos sacerdotes, conforme ensinava a lei judaica, enfatizando aqui a importância da obediência na vida daqueles que buscam uma bênção;

2) Gratidão: a iniciativa daquele homem de retornar a Jesus fez uma grande diferença na sua vida, porque ele teve a oportunidade de glorificar a Deus publicamente (Lucas 17.15) e se aproximar de Jesus (prostrado), em um gesto de reconhecimento e gratidão a Deus e a Jesus;

3) Salvação: este gesto mudou completamente a vida daquele homem, que ouviu do próprio Jesus: “a sua fé te salvou”. Ele encontrou, além da cura física, a salvação, indicando a importância da fé e da gratidão.

Considerando nosso tempo e nossas vidas, considerando as dificuldades e desafios apresentados no início do ano letivo, podemos hoje agradecer a Deus pela vida, pela família e pelo trabalho. Reconhecer o cuidado, proteção e provisão que Ele tem nos dado até a presente data.

Que nossa gratidão e nossa fé em Deus possam fazer a diferença em nossas vidas e em nossa instituição até a presente data e no decorrer do ano letivo.

Boas férias!

Wesley Cardoso Teixeira
Pastoral Escolar e Universitária

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30