Gratidão
Chegamos ao final de mais um semestre na Universidade Metodista. Ao finalizar as atividades acadêmicas, os(as) professores(as) e alunos(as) podem dizer: "Obrigado(a), Senhor!". A gratidão precisa fazer parte de nossas vidas e saber agradecer é uma virtude a ser alcançada.
O livro de Salmos contém vários textos de gratidão a Deus. São poesias belíssimas como o Salmo 100 e 136. No Novo Testamento temos um relato que serve de exemplo de gratidão: trata-se da história da cura de 10 leprosos (Lucas 17.11-10). O evangelista Lucas relata que Jesus estava a caminho de Jerusalém e passou na região da Samaria e Galileia quando foi surpreendido por dez leprosos que gritaram: “ Mestre, compadece-te de nós!”.
O texto continua com o pedido de Jesus para que eles se apresentassem aos sacerdotes (conforme Levítico 14.1-32) e desta forma, descreve-se a cura daqueles homens. A questão que o texto aborda é o fato de apenas um ter voltado para agradecer a Jesus (Lucas 17.16), e este era estrangeiro. Nas palavras finais de Jesus, lê-se afirmação: “tua fé te salvou”.
Deste texto podemos aprender algumas lições:
1) Obediência: A iniciativa de obedecer ao pedido de Jesus foi fundamental para a cura. Eles tiveram a coragem de gritar por socorro e a iniciativa de se apresentarem aos sacerdotes, conforme ensinava a lei judaica, enfatizando aqui a importância da obediência na vida daqueles que buscam uma bênção;
2) Gratidão: a iniciativa daquele homem de retornar a Jesus fez uma grande diferença na sua vida, porque ele teve a oportunidade de glorificar a Deus publicamente (Lucas 17.15) e se aproximar de Jesus (prostrado), em um gesto de reconhecimento e gratidão a Deus e a Jesus;
3) Salvação: este gesto mudou completamente a vida daquele homem, que ouviu do próprio Jesus: “a sua fé te salvou”. Ele encontrou, além da cura física, a salvação, indicando a importância da fé e da gratidão.
Considerando nosso tempo e nossas vidas, considerando as dificuldades e desafios apresentados no início do ano letivo, podemos hoje agradecer a Deus pela vida, pela família e pelo trabalho. Reconhecer o cuidado, proteção e provisão que Ele tem nos dado até a presente data.
Que nossa gratidão e nossa fé em Deus possam fazer a diferença em nossas vidas e em nossa instituição até a presente data e no decorrer do ano letivo.
Boas férias!
Wesley Cardoso Teixeira
Pastoral Escolar e Universitária