Festas Juninas: por que e o que comemorar?

Oh! Quão bom e quão suave é viverem juntos os irmãos (ãs).” Salmo 133.1

O mês de junho é conhecido pelas festividades chamadas juninas. Mas o que de fato são estas festas e o que elas comemoram?

Esta é uma festividade que começou na zona rural na época da colheita, principalmente do milho. Devido a fartura do período, muitas comidas eram feitas de milho.

E aos poucos o que era apenas uma festa da colheita começou a tomar outra forma, pois nesta mesma época a Igreja Católica Apostólica Romana também celebra o dia de alguns de seus santos, principalmente Antonio, João e Pedro. 

Uma comemoração juntou-se com a outra e o que era apenas uma festa agrícola tornou-se uma celebração agrícola e religiosa. 

De um modo geral, as igrejas evangélicas costumam realizar nesta época algumas festas que lembram a origem da celebração. É comum vermos eventos como Festa do Milho, Festa Caipira, Festa do Interior e outras designações.

Devido a ambiguidade da festa, as instituições metodistas optaram por não realizar celebrações no período, mas realizam festas com outros temas.

O importante é estarmos juntos desfrutando da alegria, união e fraternidade entre os irmãos e irmãs. Seja qual for o motivo, que possamos estar juntos para nos alegrarmos e festejarmos a vida que o Senhor Deus nos deu!

 

Graça e Paz!

Revda. Gladys Barbosa Gama
Pastora Titular da Pastoral Escolar e Universitária do IMS

Comunicar erros