Família: Valor Eterno
O mês de maio é lembrado como o mês da família e ao pensarmos em família, sobretudo, pensamos em Valores.
Todos tornam-se referência em algo e quando tratamos do âmbito familiar, esta responsabilidade torna-se maior, pois, vivemos tempos em que as referências familiares estão escassas. Valores que deveriam ser transmitidos de pais para filhos, com frequência são negligenciados gerando indivíduos vazios de referência. Nem todos vocês que leem este texto hoje talvez sejam pais ou mães ou até avós, contudo, há algo que todos nós somos... Filhos! Não surgimos, fomos gerados, independentemente das circunstâncias, somos filhos.
Família é lugar de comunhão, de obtenção de valores, onde feridas cicatrizam e nos tornamos mais fortes. Viver a família é preparar-se para se tornar família, referência valorosa. Mas talvez você reflita sobre sua história e chegue à seguinte conclusão: “Eu não recebi nada disso da minha família” ou “Ninguém me ensinou nada sobre isso”. Eu te digo, mesmo que você seja fruto de uma família destruída, mesmo que você seja vítima de inconsequências, mesmo que você não conheça seus pais, você sempre terá, se quiser, a melhor referência e os melhores valores ao olhar para Deus.
Família é fundamento e, por isso, não negociamos nosso caráter familiar. Não podemos negligenciar aos nossos pais a honra devida e aos nossos filhos valores que irão forjar o caráter e a referência transformadora. Família é nosso maior bem e nosso porto seguro, mesmo quando tudo estiver ao chão.
Gladston Sergio de Paula Santos
Aluno de Teologia