Família: Sonho de Deus
O mês de maio é dedicado a várias comemorações voltadas para a família: mês das noivas, mês do lar ou da família; mês de Maria, mãe de Jesus; e também é mês do Metodismo.
Infelizmente, o comércio banaliza este mês tentando aumentar suas vendas de eletrodomésticos, roupas e cosméticos, joias, etc. O mês de maio não é um mês para comprarmos mais e mais coisas, mas é um mês de celebrarmos um bem maior que o próprio Deus nos deu e muito valorizou: A FAMÍLIA.
Devemos pensar mais em nossas famílias. Como temos vivido, valorizado, incentivado, acarinhado nossos entes queridos? Qual tem sido o nosso papel dentro de nossa família? Eu tenho sido um instrumento de fomento de valores do alto dos céus dentro de minha família? Ou tenho sido uma pedra de tropeço para com aqueles (as) que convivo diariamente, seja na minha casa ou onde trabalho ou estudo?
Celebrar a família é nos lembrar o porquê Deus nos criou e nos chamou para viver juntos. É isso mesmo. Deus nos criou para estarmos juntos, homens e mulheres, e procriarem e assim formarem uma família. Família esta que deve viver unida em amor, solidariedade, fraternidade, paz, harmonia, comunhão, partilha. Somente vivendo desta forma poderemos participar da formação do Reino de Deus que Jesus inaugurou com seu ministério terreno.
Hoje, vivemos muitas formas de família, mas todas devem tem um só sentimento que as une: o amor, amor fraternal, familiar, amor comparável ao amor AGAPE que Jesus nos ensinou. Um amor sem medidas, incondicional. Vivendo desta forma, mudamos o mundo. Pois este amor contagia.
Neste mês celebramos o dia das Mães. E é um dia muito lindo. Mas não é um dia comercial para darmos presente, um almoço legal e só. Não. Este dia é para lembrar que mãe é aquela (e) pessoa que se dedica a cuidar de outra com um amor tão grande que é comparado ao amor de Cristo pelos seres humanos. E mãe pode ser biológica, familiar ou apenas alguém que resolveu amar tanto que dedica sua vida a cuidar de outro ser humano.
Por isso, este dia é de valorização do amor. E sabe qual a melhor forma de valorizar este amor tão grande? Amando de igual forma. Amando aquela que tem cuidado de nós e também a toda família que tem nos provido de valores e recursos tais que podemos ser chamados de homens e mulheres prontos a enfrentar este mundo e buscar mudá-lo com este amor recebido.
Portanto façamos do lugar que estamos um pedaço do Reino de Deus, vivendo e espalhando este amor incondicional recebido em nossas famílias.
No Livro “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, lemos que “somos responsáveis por quem cativamos”, poderíamos dizer, parafraseando este livro famoso, que “somos responsáveis por quem amamos”. E Deus que foi e é um grande sonhador sonha com um dia que o mundo todo estará envolvido por este amor incondicional e todos e todas sendo responsáveis por quem amamos.
Nosso desafio para o mês de maio é buscarmos tornar nossa família nesse oásis de amor e graça na presença de Deus. Se assim o fizermos, com certeza haverá mudança não só em nossa casa, mas em todo lugar que estivermos porque o amor contagia e modifica nossas relações.
Assuma este compromisso e não precisará um dia no ano para comemorarmos data especial, pois todos os dias será de comemoração pelo amor que vivermos.
Deus abençoe nossas famílias.
Revda. Gladys Barbosa Gama
Coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária