Entre Provas e Provações
“Bem-aventurado o ser humano que suporta, com perseverança, a provação...” (Tiago 1:12)
“Existe um tesouro que está presente em cada desafio que você enfrenta; seus esforços e persistência pavimentam a estrada em direção àquele tesouro.” Peter Adams
Mais um semestre está começando. Para alguns significa o início: uma nova oportunidade no mercado de trabalho, uma nova etapa no processo de formação profissional. Para outros, a continuidade seja no trabalho ou no curso.
Assim como a vida de tempos em tempos nos reserva desafios, cada semestre nos reserva provas e provações. Prova é a forma como a academia nos testa. Provação é forma como a vida nos testa.
Só que nas provas, nos revelamos o conhecimento a apreendido. Nas provações nós somos ensinados/as.
Nunca fuja de uma provação.
Encare uma provação e experimente algo novo em sua vida. Seja qual for o desafio que a vida exige de você, estará “anexado” uma grande oportunidade para você crescer.
A partir do momento em que você decide encarar sua provação, aquilo que você tem de melhor naturalmente aparece.
Ao se posicionar corajosamente diante do desafio, suas habilidades, qualidades, dons passarão por um processo de desenvolvimento.
Um amigo meu sempre dizia: - Cesar, venci este desafio. Agora tem que vir outro maior, porque se vier igual vou vencê-lo facilmente!
Nunca se queixe de ser uma pessoa “azarada”. Nem tão pouco olhe para as circunstâncias. Mas perceba o quão abençoado você é. Reflita sobre como Deus tê manifestado poderosamente sobre sua vida a imensa graça DEle.
Lembre-se: a primeira provação te capacitou para a próxima e esta vai te fortalecer e permitir que você alcance um novo patamar em tua vida. Algo que você nunca havia experimentado.
À medida que as provações surgirem, permita-se edificar por elas, pois desta forma você alcançará um dos maiores tesouros da vida: crescer.
Rev. Cesar Roberto Pinheiro Agente de Pastoral – Campus Planalto
Para Reflexão:
Assim como o ouro e a prata são provados pelo fogo, o bom nome de uma pessoa também pode ser posto à prova. (Pv 27.21)