Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Diários de Motocicletas

Diários de Motocicletas

Horizontina Canfield

"Esta é a história de dois jovens que partiram em uma jornada aventurosa por todo um continente desconhecido, e essa jornada de descoberta tornou-se a de autodescoberta também. Este é um filme sobre escolhas emocionais e políticas que precisamos fazer na vida. É também sobre amizade, sobre solidariedade. Finalmente, é sobre encontrar um lugar no mundo". - Walter Salles, diretor.

Novo semestre...Recomeçar significa continuar e perseverar, a fim de que possamos caminhar para mais um final de ano. Neste período de descanso, algumas atividades me marcaram, principalmente, o fato de ter assistido ao filme Diários de Motocicleta. Um momento da história foi muito significativo, quando o Che, no dia do seu aniversário, atira-se no rio e vai comemorar essa data tão importante com a comunidade de hansenianos. Alguns podem argumentar que isso não significa muita coisa. Mas, aí um jovem faz uma opção radical: olha para o outro e é solidário!

Estamos condenados da mesma forma como os homens, mulheres, jovens e crianças estiveram, no passado e estarão no futuro, a entrar em esquemas de cooperação, se quisermos sobreviver.

O desafio deste início de semestre está posto: ou interagimos formando uma comunidade plural que olha, chora, ri e ama o outro, ou continuamos separados em incluídos x excluídos.

Você está sendo desafiado a, diariamente, procurar jeitos mais eficazes para fazer triunfar a cooperação sobre a carência... Comece na sua sala de aula... com o seu colega... seu professor... com os funcionários... coordenadores... com todos.

Através de um bate-papo... de um texto... das aulas... da produção de seminários... trabalhos em grupos... até chegar numa comunidade de crianças de rua...de idosos solitários... de jovens abandonados...

Cada criança e cada jovem trazem a renovação para o nosso mundo porque possuem a possibilidade de recriá-lo com novas ações. São ações milagrosas, iguais as da criança de Belém, porque ela ergueu a voz no presente e anunciou o futuro. São a fé e a esperança anunciadas nos Evangelhos, através da "boa nova", que as crianças e os jovens, porque são uma nova geração, podem realizar para estabelecer a cooperação no mundo.

Uma ação milagrosa deve ser a opção pela cooperação... pela solidariedade, neste semestre educacional!

Horizontina Canfield Pastoral Universitária e Escolar

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30