Dia do Trabalho
No último dia 1º, comemorou-se o dia do Trabalhador. Uma data histórica quando podemos celebrar as conquistas alcançadas para uma classe que luta todos os dias por um mundo melhor. Por mais difícil que seja, precisamos celebrar, pois é marcado como um dia de luta e de conquistas.
Temos como exemplo aqui no Brasil, dois fatos importantíssimos: em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer); e também em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho destinada a resolver questões judiciais relacionadas especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores. Diante desses dois fatos podemos entender o quão importante é esse dia.
Por mais que o país esteja com uma taxa de desemprego alta, em torno de 12,6%, e isso equivale a aproximadamente 13,1 mil pessoas desempregadas, temos que ter esperança em Deus. Não devemos desanimar e nunca perder a esperança, e principalmente, nunca perder a fé. Por vezes, é difícil falar sobre fé em um momento que estamos sem emprego, em sofrimento, porém é exatamente nesse momento que devemos reafirmar nossa fé em Deus. Termino esse texto com uma reflexão bíblica que está em Jeremias 29.11 “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. O Senhor sabe o que é melhor para nós. Se hoje você está desempregado, tenha fé que Deus irá abrir uma porta de emprego para você; caso esteja empregado, agradeça a Deus por isso, o importante é que ele vai nos dar esperança, e um futuro perfeito.
Clebson Marques
Estagiário da Pastoral Escolar e Universitária