Ação de Graças
Estamos na semana do Dia Nacional de Ação de Graças, que será nesta quinta-feira, dia 22. Vamos ter nesta semana vários cultos e devocionais, na Universidade como nos Colégios, para marcar esta data tão importante (confira na intranet nossa programação).
Mas aqui, queremos refletir um pouco sobre esse dia. Por que um “Dia Nacional de Ação de Graças”? Por que agradece?
Uma reflexão escrita por uma mulher muito importante na história da Igreja Metodista no Brasil, já falecida, nos ajuda nesta reflexão. É a profa. Maria Luiza Schlottfeldt Fagundes. Ela nos diz:
“Dois são os fundamentos para a gratidão, nesse dia:
É a proclamação da soberania divina e da nossa dependência, como obras das Suas mãos. É o reconhecimento de que tudo o que somos e o que temos tem uma única origem: o Senhor. A gratidão que expressamos de público tem em vista, não apenas as bençãos pessoais, individuais, mas também as recebidas pelo grupo, pela coletividade.
Realmente, há muitos motivos para agradecer a Deus. Ele é tão bondoso, tão misericordioso para conosco. E nos abençoa. E supre as nossas necessidades. E nos protege. E nos guarda, a nós e aos nossos. E encaminha a solução dos problemas antes que os percebamos. E ouve as nossas súplicas. E se compadece de nós. E não olha para a nossa imperfeição. E suas bênçãos, felizmente, nem são proporcionais ao nosso merecimento. Antes, excedem e vão além do que ousaríamos pedir ou esperar.
Por isso, seja o nosso primeiro motivo de gratidão o seu amor, o seu imenso amor para conosco.
Agradecemos também (...) o dom da fé. A certeza de que, apesar de tudo de bom que não somos, Deus nos quer na Eternidade, em sua companhia. A convicção de que é possível alcançar a Vida Eterna pela graça, pela mediação de Jesus Cristo, o Seu Filho amado.
Desejamos agradecer, ainda, pelo dom da vida e pelas providências divinas para que ela seja possível: a água e o ar, o sol e a chuva, o sal. Os alimentos em forma de grãos, raízes, folhas e frutos, que a terra nos oferece. Os alimentos que os animais nos fornecem e tudo o que ingerimos e que se transforma em energia e aumenta as nossas defesas, e mantém a saúde e nos permite existir. Agradecemos também pelas oportunidades de estudo e de trabalho, pelas nossas capacidades e habilidades, pelos nossos talentos e dons, que nos diferenciam das outras pessoas e nos fazem modelo único, exclusivo.
Mas queremos agradecer, ao mesmo tempo, pelo que nos aproxima dos outros e nos permite constituir família, formar grupos, viver em comunidade: nossos instintos, nossos sentimentos, nossas emoções.
Que bom, Senhor, que não somos completos em nós mesmo! E precisamos dos outros, do seu amor, da sua solidariedade, do calor da sua companhia, dos dons e talentos, habilidades e capacidades que os outros possuem! [...] Agradeçamos a Deus pela criação deste mundo, tão perfeito. Nele existe o que precisamos para a manutenção da vida e muito mais: variedade nas formas, na beleza, nas cores, nos sons, nos perfumes e nos sabores. Eles revelam o amor de Deus por suas criaturas, para que a vida não lhes seja monótona e sem graça. [...]
Agradeçamos a Deus com alegria, pela segurança de que Ele é o nosso refúgio e fortaleza. O Senhor, que tudo criou, está perto, está próximo, está presente, ao alcance dos seus filhos e filhas. E é por nós. Louvemos ao Senhor, neste e em todos os dias de nossa vida, porque O Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre.”
Que este Dia Nacional de Ação de Graças seja para nós um dia para reconhecermos as bênçãos de Deus e para agradecermos a Ele por todas essas bênçãos.
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1 Tessalonicenses 5:18)
Rev. Luiz Eduardo Prates da Silva