Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Deus está conosco

Deus está conosco


7 “Chamou Moisés a Josué e disse-lhe à vista de todo o Israel: Sê corajoso e forte, porque tu entrarás com este povo na terra que Jeová prometeu, com juramento, a seus pais que lhes havia de dar. Tu os farás herdá-la. 8 O Senhor é quem vai adiante de ti. Ele estará contigo; não te deixará, nem te desamparará. Não temerás, nem te espantarás.” (Deuteronômio 31.7-8)

 

O contexto destes versículos refere-se a um momento de transição do povo de Deus, em que Moisés estava passando sua liderança para Josué. Nestas palavras ele encoraja Josué a afirmar a presença de Deus em sua missão (v. 7 e 8)

Toda mudança traz alguma apreensão e ansiedade. Ainda mais quando a mudança envolve uma responsabilidade de liderança. No entanto, todos experimentam mudanças em suas vidas e elas se tornam um desafio para cada pessoa.
Atualmente, as crianças, adolescentes, jovens e adultos estão experimentando este processo de mudança intensamente. Cada família vive este processo diariamente. A educação torna-se um desafio para a família e a escola/universidade é uma parceira neste processo de formação e amadurecimento de nossos filhos e filhas na sociedade contemporânea.

O texto bíblico faz referência das experiências do povo de Deus no caminho para a terra prometida (terra de Canaã). Essa foi uma jornada de acolhimento e desapego fundamentada no eterno amor, graça e misericórdia de Deus. Podemos comparar nossa vida como um caminho, uma trajetória. Nesse caminho, às vezes os trechos são longos e árduos, outras são curtos e alegres. Temos a liberdade de acolher e desapegar.

O acolhimento e desapego é um “dom” de Deus, a exemplo da experiência da saída do Egito. O Egito representa a segurança, um sistema econômico, político e religioso estável, mas que colocava os hebreus na situação de escravidão e exploração.
A Bíblia cita que Deus “viu a aflição, ouviu o clamor e que conhecia o sofrimento do seu povo que estava no Egito” (Ex 3.7) e propõe o caminho da liberdade e autonomia responsável baseado na Sua presença e no Seu amor. Neste contexto Deus chama Moisés para ser o líder e conduzir o seu povo para a terra prometida, “terra que mana leite e mel” (Ex 3.8).

Mas para chegar à terra prometida, é necessário caminhar e enfrentar as situações que surgem no caminho. A fé e a presença de Deus são preponderantes neste momento. O texto bíblico inicial fala de uma transição de liderança de Moisés para Josué. Apesar do medo e insegurança, as palavras de Moisés confirmam a bênção e compromisso de Deus para com seu povo.

Assim também é conosco, nossa vida pode ser comparada como um caminho e muitas vezes passamos por adversidades. Podemos enfrentar algumas crises (hídrica, econômica, enfermidades, familiar, etc.), mas a palavra que Deus usou para encorajar Josué é a mesma para nossa vida: “O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes” (Dt 31.8).

Não importa onde estamos em nosso caminho ou na trajetória de nossas vidas. O mais importante é que Deus está conosco. “Ao aceitarmos as transições da vida, abrimos espaço para algo novo; um coração mais amoroso e um espírito confiante e uma mente tranquila” (No Cenáculo, Ano 76, n.º 4, p. 33, Ed. Angular, S.P.).

Que Deus abençoe os alunos(as), os professores(as), a coordenação , a direção, a equipe de apoio e segurança, enfim todos os funcionários da Universidade Metodista, no processo educacional de crescimento, amadurecimento e autonomia para a vida, a fim de alcançar as metas, objetivos e realizações acadêmicas e profissionais.

Wesley Cardoso Teixeira
PASTORAL ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA
UNIVERSIDADE METODISTA

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30